23
Out 18

O Rio ferreira nasce em Paços de Ferreira e passa pelo nosso concelho, desaguando em Gondomar.

O seu interesse paisagístico e potencial é por todos conhecido, sobretudo no trajeto que atravessa a área classificada como Sítio Rede Natura 2000. Sítio este que compõe as agora denominadas “Serras do Porto”.

Em 2009, era apresentado um projeto designado por “Corrente Rio Ferreira”, para alguns parecia ser a luz ao fundo do túnel e o começo da despoluição do rio. Fará, dia 22 de abril de 2019, 10 anos que este projeto foi apresentado. De forma avulsa surgem as iniciativas de limpeza das margens do rio, grupos de voluntários, bem intencionados, limpam as margens, convivem, alguns até com responsabilidades politicas também se juntam, o dia passa com alegria e o resultado é que o rio continua classificado como “extremamente poluído”, contribuindo para esta classificação os parâmetros bacteriológicos, designadamente coliformes totais e coliformes fecais. Segundo o Sistemas Nacional de Informação de Recursos Hídricos, “a água tem qualidade medíocre, apenas potencialmente apta para irrigação, arrefecimento e navegação. A vida piscícola pode subsistir, mas de forma aleatória”. As fontes de poluição estão também identificadas por este organismo, sendo que 83% da poluição é através de Fossas Sépticas Coletivas e 9% através de descargas diretas.

O estado do Rio Ferreira é triste e revoltante, anexamos a esta intervenção fotos atuais do rio. Cabe a esta Camara de maioria absoluta do PS, fazer alguma coisa para inverter esta realidade, não faz sentido dizermos que temos em Valongo um património natural a preservar, entrarmos em projetos como os das “Serras do Porto”, ou então em projeto como os da “Corrente do Rio Ferreira” e não conseguirmos dar passos concretos e eficazes para a despoluição dos nossos rios. A limpeza das margens por equipas pode dar origem a boas fotografias, mas nada contribui para a resolução do problema central – a despoluição do Rio Ferreira através da eliminação das fontes poluidoras.

 

 

Ponte Ferreira

 

foto01 (2).jpg

 

 

 

Couce

 

 

foto02 (1).jpg

 

 

 

 

Valongo, 27 de setembro de 2018

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Valongo

.: cduvalongo às 16:53

ELEITOS
Assembleia Municipal
Campo & Sobrado
Ermesinde
Valongo
pesquisar neste blog
 
Outubro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
24
25
26
27

28
29
30
31