Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Requerimento Rio Ferreira e Rio Leça

07.12.19

No orçamento e o plano de atividades para 2020, são elencadas várias ações que pretendem contribuir para que a população do concelho de Valongo possa usufruir do potencial oferecidos pelos seus principais cursos de água, o Rio Ferreira e o Rio Leça. As ações vão desde a criação do Parque SOCER em Ermesinde à criação do Parque do Leça em Alfena, passando pelo investimento no projeto das “Serras do Porto” ou pela reabilitação de antigos moinhos e a preservação da Aldeia de Couce.

 

Para a CDU, as ações elencadas são de elevada importância, mas devem ser acompanhadas de um real investimento na despoluição dos rios em causa, bem como dos seus afluentes.  De forma avulsa, surgem iniciativas de limpeza das margens destes rios, protagonizadas por grupos de voluntários, bem-intencionados, e cuja ação deve ser reconhecida, que limpam pequenos trechos das margens e promovem momentos de sensibilização ambiental e de convívio, não raras vezes contando com a presença de indivíduos com responsabilidades políticas. Mas, à falta de ação mais decidida, consistente e de grande escala, os rios continuam classificados como “extremamente poluídos”, como atestam os parâmetros bacteriológicos, designadamente em matéria de coliformes totais e coliformes fecais. Segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, “a água tem qualidade medíocre, apenas potencialmente apta para irrigação, arrefecimento e navegação. A vida piscícola pode subsistir, mas de forma aleatória”.

 

Considerando esta realidade, requeremos que a Câmara Municipal de Valongo:

- Apresente a lista identificativa e a descrição das fontes de poluição existentes nos Rios Leça e Ferreira;

- Elenque as medidas efetivamente promovidas, por sua iniciativa, no quadro da necessária despoluição destes cursos de água;

- Elenque as medidas que pretende tomar para a melhoria da qualidade da água dos Rios Ferreira e Leça e seus afluentes.

 

 

Valongo, 2 de dezembro de 2019,

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Valongo