Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Relatório e Contas do Município de Valongo 2020

07.07.21

Em Dezembro passado, aquando da discussão e votação do Orçamento e Grandes Opções do Plano para o ano de 2021, dizíamos que nos confrontávamos com um desafio fundamental: o de encontrar as diferenças entre o documento apresentado em 2020 e o documento proposto relativo a 2021.

 

Bem sabemos que a pandemia trouxe desafios a todos e todas nós e que exigiu concentração de energias no combate ao vírus e às suas consequências. Mas questionávamos já naquela altura se essa não seria uma desculpa e se não se justificaria que as opções para o ano de 2021 trouxessem elementos de mudança e inovação na estratégia municipal perante os desafios que se avizinhavam.

 

O documento agora apresentado, nomeadamente o Relatório e Contas do Município de Valongo do ano 2020, reflecte essa inação de que falávamos. São muitos os exemplos de ações não iniciadas no ano de 2020 ou com uma percentagem de execução muito baixa – é o caso do tratamento exterior do edifício Faria Sampaio, das obras na Escola Secundária de Valongo, da requalificação da Escola Vallis Longus, da modernização e requalificação dos espaços públicos PER Valado e PER S. Bartolomeu, do parque de estacionamento da Unidade de Saúde Familiar de Valongo, da implementação do programa de circulação pedonal perímetro ARU, da ampliação do cemitério de Valongo, da criação de ciclovias, do Parque do Leça de Ermesinde, sobre o qual nos questionamos se vai haver uma inauguração por cada 25% de execução da obra, do Parque do Leça em Alfena e dos parques de lazer nos Lagueirões e na Quinta da Lousa, da escadaria CucaMacuca, das hortas biológicas, da ampliação do centro de interpretação ambiental, da preservação da Aldeia de Couce, do prolongamento do circuito de visitação Fojo das Pombas, do circuito pedonal do Rio Ferreira, do Centro de Pesca de Campo, da quinta pedagógica de Couce, da ampliação do Parque Urbano de Ermesinde, da requalificação do Parque Radical de Valongo, das intervenções necessárias no Centro Documentação da Bugiada e Mouriscada, da aquisição do antigo cinema de Ermesinde, do terreno para a construção da nova piscina de Campo e Sobrado, da requalificação e pavimentação de várias ruas e criação de passeios em trilhos importantes, das intervenções no mercado de Ermesinde, entre vários outros exemplos.

Disse o Partido Socialista, e com razão, que o plano e orçamento para o ano de 2020 era rigoroso e ambicioso; dizemos nós, mais uma vez, que sim, o plano e orçamento era efetivamente ambicioso demais tendo em consideração a capacidade de execução demonstrada pelo PS na Câmara.

 

Trata-se de uma inação ou incapacidade de execução que vem do passado porque de ano para ano são muitos os objetivos não concretizados, o que nos leva a suspeitar que o PS não leva a sério estes documentos e que é pouco relevante o que neles consta, pelo que não podemos deixar passar em branco. Por outro lado, também nos questionamos se não será propositado este adiamento da execução para o ano de eleições.

 

Pelo exposto, mas considerando que este documento é também um exercício técnico e contabilístico e que desse ponto de vista não temos dúvidas das competências dos profissionais da CMV, iremos abster-nos na votação do Relatório e Contas do Município de Valongo de 2020.

 

Valongo, 29 de Junho de 2021

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Valongo