Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Recomendação - RETRIA

23.04.19

A empresa RETRIA foi inaugurada há mais de 10 anos com o objetivo de destruição e tratamento de resíduos de demolição e construção. Mas hoje em dia, após licenças do Ministério do Ambiente de vários governos  e da CCDR-N, passou a receber e tratar outros tipos de resíduos, como lixo hospitalar. O resultado destas decisões levou a que se torne insuportável andar na rua ou manter portas e janelas abertas.

No dia 31 de Março, dezenas de pessoas participaram na Tribuna Pública da CDU sobre o problema da RETRIA, em Sobrado, para denunciar o profundo desagrado e descontentamento sentidos pela população, devido aos problemas causados pela empresa na freguesia – maus cheiros e contaminação das águas - mais concretamente em Alto de Vilar, lugar mais próximo desta.

Esta ação da CDU, que se seguiu a várias intervenções feitas pelos nossos leitos, pretendeu dar voz à população, tendo em conta que o mal-estar sentido se tem vindo a intensificar ao longo dos tempos.

Esteve presente a deputada do PCP na Assembleia da República Diana Ferreira que se comprometeu-se a intervir junto do Governo, questionando sobre licenças e inspeções pelas entidades competentes, dando força à população Sobradense  para a continuação desta luta.

Cabe a esta AM e à CM reforçar  a sua  intervenção,  assumindo as suas responsabilidades.

Pelos motivos expostos,  propomos que a AM  interceda permanentemente junto do senhor Presidente da Câmara de Valongo,  e  aprove a seguinte recomendação:

 

A Assembleia Municipal de Valongo, reunida em 18 de abril de 2019 delibera:

  • Recomendar ao executivo camarário que envie para os diferentes grupos parlamentares/governo uma menção de desagrado pela forma como labora a empresa e envie à CCDR um pedido de fiscalização do funcionamento da empresa e um pedido de revisão das autorizações;
  • Enviar para os diferentes grupos parlamentares/governo uma menção de desagrado pela forma como labora a empresa, pedindo que intervenham na Assembleia da República para por fim a este problema.

                                           Valongo, 18 de Abril de 2018

                                           A CDU – Coligação Democrática Unitária / Valongo