Recomendação acerca da rua que liga a Rua Joaquim Marques dos Santos à Rua da Passagem em Valongo
Ao longo do actual mandato, através de uma preocupação que diversos cidadãos nos fizeram chegar, a CDU por diversas vezes colocou a necessidade de ser solucionado o problema da rua que liga a Rua Joaquim Marques dos Santos à Rua da Passagem em Valongo.
É reconhecido por todos, que a ligação rodoviária é feita com alguma dificuldade, devido ao estado da sua pavimentação.
Mas o que mais preocupa quem nos aborda, é a situação que se verifica, quando qualquer peão se cruza com um carro que por ali circule.
Um dos lados da via encontra-se desprotegido, o que impede que o peão que por lá circule se encoste, já que ao faze-lo está sujeito a cair ao campo que ladeia aquela artéria ao longo do seu percurso.
É reconhecido o problema financeiro em resolver tal problema, mas por outro lado, há a necessidade de se encontrar um acordo com os proprietários do campo em causa, para que seja possível um alargamento. Seja qual for a solução a encontrar, o que se prevê é que não seja para breve. Perante tal situação é necessário garantir a segurança de quem naquela via circula a pé.
Assim, a CDU recomenda:
Uma vez que a alternativa para os automobilistas circularem da Rua Joaquim Marques dos Santos, para a Rua da Passagem, ou vice-versa, é ter de fazer mais umas escassos dezenas de metros, enquanto não seja encontrada uma solução que garanta com segurança a circulação aos peões que por ali circulam, aquela travessa passe a ser considerada apenas como pedonal.