Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

PROSTITUIÇÃO NA SERRA DE VALONGO – RECOMENDAÇÃO DO VEREADOR DA CDU NA ÚLTIAM REUNIÃO DA CÂMARA

16.06.15

RECOMENDAÇÃO

 

Como já anteriormente em reunião de Câmara o fizemos, levantamos novamente o problema da prostituição na Serra de S:ta Justa, por ser uma situação que a todos nos envergonha.

É com frequência que se organizam visitas de grupos de jovens do nosso Concelho, que participam em intercâmbios culturais com outros grupos de jovens da Área Metropolitana do Porto.

Nos programas dessas visitas, pela sua importância, é difícil não incluir uma visita à serra de S.ta Justa 

O objetivo desses intercâmbios, é entre outros, o de dar a conhecer as potencialidades de cada um destes concelhos.

Mas o desconforto pela presença das prostitutas naquela zona, cria um grande embaraço aos responsáveis do nosso Concelho, que têm sobre os seus ombros a responsabilidade de coordenar tais visitas e de dar acompanhamento aos respetivos grupos de jovens.

Não se sabendo se alguma vez alguém tentou abordar estas mulheres no sentido de perceber se estariam recetivas a mudar de vida. E se estivessem recetivas, de que forma e que entidades as poderiam efetivamente ajudar.

 Não se sabendo sequer se alguma entidade tem informação sobre elas, quantas são, de que idades, se têm menores a cargo, tantas questões que se levantam sobre a vida destas mulheres que por opção, ou por falta de oportunidades se dedicam a uma atividade ilegal.

Sendo esta a sua fonte de rendimentos, supõe-se que tenham hábitos criados ao longo de anos, incluindo “clientes” regulares.

A difícil solução de tão importante problema, se alguma vez a conseguirmos, terá de passar pelo crivo da sensibilidade e pelo conhecimento técnico aprofundado sobre a matéria. 

Pelo que atrás é dito, Recomendamos:

Que os serviços de ação social do município de Valongo, analise a possibilidade da elaboração de um estudo sobre o assunto, com vista a uma melhor discussão e posterior abordagem do problema.

Das conclusões sobre essa possibilidade deve ser dada informação à vereação.

4/6/2015

O Vereador da CDU

Adriano Ribeiro