Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO - Divulgação de informação das reuniões da Câmara Municipal de Valongo

25.02.14

A informação é vital para que haja um conhecimento mais correto e atualizado do que se passa numa organização, empresa ou instituição. Nos dias de hoje, com a necessidade de estarmos o mais bem informados sobre os assuntos abordados nos órgãos de decisão e considerando que os órgãos de comunicação social recorrem, frequentemente, a diversas fontes institucionais para transmitirem determinadas noticias, será conveniente que essas fontes divulguem o que de facto ocorreu e não sirvam como difusores de uma determinada visão ou opinião.

Deste modo, a divulgação pública da informação relativa às reuniões do órgão Câmara de Valongo deveria ser coerente com as decisões tomadas pelo coletivo de Vereadores e não funcionar como meio propagandístico das mensagens que o  Presidente da Câmara pretende projetar. No entanto, longo destes primeiros meses do mandato realizaram-se já cerca de duas dezenas de reuniões, mas o Gabinete de Imprensa, Comunicação e Imagem do Município apenas divulgou aos órgãos de comunicação social e no sítio internet da autarquia determinadas informações sobre algumas dessas reuniões, nas quais são referenciadas quase exclusivamente propostas ou assuntos levantados pelo Presidente de Câmara, sendo completamente omitidas outras posições e/ou decisões apresentadas pelos restantes Vereadores.

Ora, não é correto que sejam usados os recursos da autarquia para a divulgação da informação apenas para salientar os aspetos que o Presidente da Câmara pretende publicitar. Os munícipes de Valongo têm o direito de conhecer as conclusões emanadas do órgão executivo, incluindo as propostas apresentadas por todas as forças políticas e eleitos, visando uma maior transparência do que é discutido e decidido pelo coletivo de Vereadores.

A informação divulgada pela Câmara de Valongo e pelo seu Gabinete de Imprensa, Comunicação e Imagem não deve ser confundida com as posições que cada partido pode, querendo, divulgar.

Considerando todos estes propósitos, venho pela presente reclamar o término desta prática de divulgação dos conteúdos discutidos nas reuniões da Câmara Municipal assente em critérios propagandisticos, propondo que doravante o Gabinete de Imprensa, Comunicação e Imagem passe a divulgar as diversas deliberações de todas reuniões, incluindo as matérias debatidas antes da Ordem do Dia e na Ordem de Trabalhos. Em coerência, apresento a seguinte proposta de deliberação:

 

A Câmara Municipal Valongo, reunida em sessão ordinária em 13 de Fevereiro, delibera que doravante a informação pública dos conteúdos das suas reuniões passe a ser feita através do envio aos órgãos de comunicação social e da publicação no sítio internet do Município das deliberações tomadas nas reuniões ordinárias e extraordinárias do Executivo Municipal, nos períodos antes da ordem do dia e na ordem de trabalhos, expondo todas as posições assumidas pelas diversas forças políticas e eleitos.

 

 

Valongo, 13 de Fevereiro de 2014

O Vereador da CDU – Coligação Democrática Unitária,

 

Aprovada por unanimidade

1 comentário

Comentar post