Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Lutas e tradições de Valongo presentes em mais uma edição da Festa do Avante!

03.09.19

A Festa do Avante! é o maior acontecimento político-cultural do país, com um amplo e diversificado programa nas áreas da música, do teatro, do desporto, do cinema, das artes plásticas, da gastronomia, entre muitas outras expressões que marcam a vida do povo português e dos povos em luta.

 

A Organização Regional do Porto do PCP estará presente na Festa do Avante! afirmando aqueles que foram os avanços alcançados nesta legislatura e, com redobrada confiança, reafirmando as propostas do PCP e da CDU para o desenvolvimento de uma região com enormes potencialidades.

 

Valorizar o que a população do distrito ganhou, com a acção e a intervenção do PCP, de que são exemplos os passes sociais, a reversão da privatização de importantes serviços públicos, o aumento dos salários e das pensões num dos distritos que apresenta os mais altos níveis de pobreza, os manuais escolares gratuitos, entre muitas outras conquistas, são elementos que dão ânimo e esperança à luta por novas conquistas quando num passado bem recente dominavam as teorias das inevitabilidades da perda dos direitos e dos rendimentos.

 

E se afirmar o que foi conquistado não é aspecto menor, reafirmar o que muito há a fazer para melhorar as condições das populações estará em destaque este ano na Festa do Avante!

 

Avançar em melhores serviços públicos, nomeadamente com a construção da nova ala pediátrica do hospital de S. João e do novo hospital do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde ou a recuperação para a esfera pública do Hospital de Santo Tirso, com melhores condições materiais e humanas nas escolas e na saúde; Avançar no desenvolvimento económico da região, aproveitando as suas potencialidades produtivas, a floresta, o mar, o seu imenso património cultural; Avançar nas políticas públicas de habitação, garantido o direito à mesma; Avançar nos transportes, garantindo o alargamento do passe único, um programa de investimento no sector dos transportes, a STCP como operador público da Área Metropolitana, o alargamento do Metro a Gondomar e à Trofa e a concretização da Linha Ermesinde-Leixões; Avançar com a Regionalização e um verdadeiro processo de descentralização, a reposição das freguesias e um desenvolvimento harmonioso entre o litoral e o interior.

 

No espaço da Organização Regional do Porto não faltarão as tradições gastronómicas e culturais de cada um dos concelhos, a animação, o debate, sendo a Festa do Avante! a grande iniciativa em que a cultura e a política se juntam como em nenhum outro espaço.

 

A Organização Concelhia de Valongo estará presente com um stand próprio, envolvendo dezenas de membros e amigos do Partido, divulgando as lutas e as tradições do seu concelho, a intervenção do PCP e da CDU, bem como a sua gastronomia, com Arroz de legumes com panados ou pataniscas à “Ti coiso”, Sopa à Mineiro, Salgados, Vinhos regionais, Crepes e Pipocas.

 

A EP - Entrada Permanente na Festa do Avante comprada antes de 5 de Setembro tem o custo de apenas 26€. A Organização Concelhia de Valongo do PCP está a promover excursões com saída no dia 6 pelas 9h e regresso no final da Festa, dia 8, com dormida em hotel e EP incluídos. Para qualquer esclarecimento ou inscrição contactar 965858924 ou 936256572.

 

Para conhecer melhor o programa da edição deste ano da Festa do Avante recomenda-se a consulta do sítio de internet www.festadoavante.pcp.pt.

 

Valongo, 21 de Agosto de 2019

 

A Comissão Concelhia de Valongo do PCP