JFE - 1ª Revisão Orçamental de 2020
Aquando da discussão do Orçamento para 2020, afirmamos:
“No orçamento de 2019 chamamos a atenção para a escassez da verba atribuída ao Plano Plurianual de Investimentos - 20 mil euros. Pensávamos então que este reparo da CDU teria melhor acolhimento. Mas não só não teve, como entendeu agora o executivo do Partido Socialista reduzir para 12 mil euros a verba do PPI no Orçamento de 2020.
Como pode a CDU concordar que, num orçamento superior a 1 milhão de euros, sejam atribuídos escassos 12 mil euros para investimentos? “
Não concordamos e votamos contra o Orçamento para 2020.
Nessa discussão, prometeu o Partido Socialista, que na apreciação da 1ª Revisão de 2020 e aprovação das Contas de Gerência de 2019 a verba para o Plano de Investimentos seria revista. Analisando a proposta essa promessa não passou disso mesmo, uma promessa.
Após análise das contas de gerência de 2019, do relatório de atividades do executivo no ano corrente e do mapa da situação financeira a 22 de junho parece-nos que, fosse essa a vontade deste Executivo, o reforço das verbas para Investimento poderia e deveria ser mais significativo.
É conclusão da CDU que a situação financeira da JFE permite ter uma posição mais proactiva e de reforço do Plano de Investimentos para 2020. Por exemplo a diminuição de 36 mil euros das verbas orçadas para atividades recreativas, culturais e desportivas (consequências da pandemia) poderia ser usada para reforço do Investimento.
Não quis assim o executivo do Partido Socialista e mais uma vez Ermesinde fica para trás. A ver vamos se em 2021 o Investimento cresce, é um ano convidativo a isso.
Não pode a CDU, concordar com um pequeno investimento de mais 7.500 euros para uma obra na “Feira Velha” e um reforço de 10 mil euros para o fundo emergência de apoio às famílias. Apoio, que com as dificuldades que as famílias atravessam nos parece ser insuficiente.
Por tudo isto, a CDU vota contra a 1ª Revisão Orçamental de 2020
Ermesinde, 29-06-2020