Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Intervenção na sessão da Assembleia Municipal de Jovens de 9 de maio do eleito da CDU César Ferreira

11.05.14

A participação cívica dos jovens na sociedade atual está muito ligada com a sua formação ao longo do seu percurso escolar e das suas vivências ao longo da vida. Por isso, é de salutar que no concelho de Valongo, tal como noutros municípios do país, tenha sido iniciado um projeto de parceria com as escolas básicas do terceiro ciclo e secundárias do concelho, criando um espaço de debate para jovens em idade escolar, de modo a contribuir para o desenvolvimento da sua consciência cívica e para os motivar a terem um papel mais interventivo na sociedade, quer seja local, regional ou nacional.

Um debate sério sobre as questões sociais, políticas e económicas de um país, região ou concelho só é possível desde que haja uma vontade expressa em participar na discussão dos problemas que afetam as populações, em especial a juventude, envolvendo também os jovens na procura das melhores soluções, de modo a encontrar o melhor rumo para o bem comum da sociedade em que todos nós estamos inseridos.

A Assembleia Municipal de Valongo ao associar-se a este projeto, está a permitir que os jovens do nosso concelho possam ter um conhecimento mais real sobre o funcionamento dos órgãos autárquicos, inserido num contexto de Poder Local Democrático, assente numa das conquistas do 25 de abril de 1974, estimulando a relação entre as escolas e a atividade autárquica. Aos jovens é dada uma oportunidade para debaterem alguns problemas que afetam a sua vida quotidiana, com um teor predominantemente local, em que a educação para a cidadania está patente, possibilitando aos alunos uma melhor perceção da realidade e a partilha de propostas de intervenção que tenham por objetivo melhorar a qualidade de vida das populações. Deste modo, estamos a contribuir para a formação destes jovens-cidadãos ativos e a incentivá-los a participar regularmente na comunidade local.

 

 

Valongo, 9 de maio de 2014

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Valongo