Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Complexo Desportivo dos Montes da Costa

29.01.14

No dia 20 de janeiro, uma delegação da CDU, integrando o Vereador da Câmara de Valongo Adriano Ribeiro, o membro da Assembleia Municipal César Ferreira, e o membro da Junta da Freguesia de Ermesinde Adelino Soares, visitou o Complexo Desportivo dos Montes da Costa.

O objetivo desta visita prendeu-se sobretudo com a avaliação da situação das instalações do complexo. Recebidos pelos coordenadores das camadas jovens do Ermesinde, puderam conhecer os problemas do complexo e encontrar, juntamente com aqueles que usam o equipamento, soluções a propor à Câmara Municipal de Valongo de forma a serem melhoradas as condições oferecidas às diversas camadas/escalões de atletas que utilizam este espaço.

A ausência de uma carta desportiva no concelho tem contribuído para que haja indefinição relativamente ao futuro do espaço, uma vez que não há um documento onde sejam apresentadas propostas com vista ao desenvolvimento de uma rede hierarquizada de infraestruturas que seja o suporte de uma oferta desportiva, diferenciada e de qualidade, que responda às reais necessidades da população. Assim, o projeto do complexo desportivo dos montes da costa tem mudado ao sabor dos ventos e das vontades e tem sido alvo de tentativas de negócios especulativos e muito pouco claros, que têm justificado o descuido na manutenção das instalações do equipamento.  

A última intervenção realizada pela CMV no complexo substituiu as torneiras dos chuveiros, o que permitiu, pelo menos, resolver o problema do desperdício de água, não tendo sido, no entanto, colocadas o tipo de torneiras adequado, uma vez que os utilizadores (crianças e jovens) não conseguem ajustar devidamente a temperatura da água e não têm força para as abrir ou fechar, a aplicação de torneiras que permitissem dosear a água, tal como existem noutros complexos municipais, teria sido uma opção mais acertada.

Outro problema que não está solucionado é a extração do vapor de água que, como não é efetuado, faz com que haja condensação dentro dos balneários, tal como se pode verificar na foto nº1. Este problema deve-se ao facto de faltarem os extratores que não foram substituídos quando avariaram.

 

 

 

Para além disso, existe um problema com o retorno da água quente, devido a uma avaria de um motor. Esta avaria leva a um desperdício de água e a que as crianças/jovens tomem banho de água fria.

Também foram levantadas algumas questões sobre os acessos ao complexo, em especial sobre a entrada em terra batida, que em dias de muita chuva complica o acesso aos balneários e à zona coberta, onde normalmente se dirigem os espectadores.

Em relação ao piso do campo de jogos, (foto nº2), foi apontado que este já está ultrapassado e que nos complexos municipais dos concelhos vizinhos o piso já é sintético. Esta situação já trouxe algumas complicações, visto que o piso se encontra irregular em determinadas zonas, o que provocou a aplicação de referências nos relatórios dos jogos por parte dos árbitros e a aplicação de coimas.

 

 

 

 

  

 

Valongo, 28 de janeiro de 2014

A CDU – Coligação Democrática Unitária