Candidatura da Bugiada e Mouriscada a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO
A festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado é reconhecida por todos como sendo uma festa única e ímpar, à qual Rodney Gallop (diplomata e etnógrafo inglês) denomina “Um dos mais notáveis rituais que sobrevivem na Europa moderna.”
A candidatura da Festa de São João do Sobrado a integrar a lista representativa do património cultural imaterial da humanidade reconhecido pela UNESCO foi uma proposta bem acolhida pela comunidade Sobradense, que se associou à iniciativa e ficou esperançada que esta manifestação popular ancestral fosse melhor compreendida e conhecida.
Após vários recuos e avanços na preparação da candidatura, foi anunciado em janeiro de 2014 pelo Sr. Presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, que a mesma seria apresentada em março desse ano. Já passou um ano desde este anúncio e o que se verifica é que o processo se encontra parado, não existindo previsão concreta para a sua concretização.
Ao longo do último ano foram referidas determinadas razões que condicionaram a sua entrega, sendo apontado o mês de março de 2015 para a sua formalização. Ora, estamos a 25 de fevereiro e julgamos que este assunto seja novamente referido para que se conheça, na realidade, em que ponto se encontra o processo e se de facto será que é desta vez que a candidatura será oficialmente apresentada.
25 de fevereiro de 2015
A CDU – Coligação Democrática Unitária / Valongo
O Presidente da Câmara respondeu que não estava em condições de garantir que fosse feita a candidatura este ano (até final de março).