Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Candidatura da Bugiada e Mouriscada a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO

26.02.15

A festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado é reconhecida por todos como sendo uma festa única e ímpar, à qual Rodney Gallop (diplomata e etnógrafo inglês) denomina “Um dos mais notáveis rituais que sobrevivem na Europa moderna.”

A candidatura da Festa de São João do Sobrado a integrar a lista representativa do património cultural imaterial da humanidade reconhecido pela UNESCO foi uma proposta bem acolhida pela comunidade Sobradense, que se associou à iniciativa e ficou esperançada que esta manifestação popular ancestral fosse melhor compreendida e conhecida.

Após vários recuos e avanços na preparação da candidatura, foi anunciado em janeiro de 2014 pelo Sr. Presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, que a mesma seria apresentada em março desse ano. Já passou um ano desde este anúncio e o que se verifica é que o processo se encontra parado, não existindo previsão concreta para a sua concretização.

Ao longo do último ano foram referidas determinadas razões que condicionaram a sua entrega, sendo apontado o mês de março de 2015 para a sua formalização. Ora, estamos a 25 de fevereiro e julgamos que este assunto seja novamente referido para que se conheça, na realidade, em que ponto se encontra o processo e se de facto será que é desta vez que a candidatura será oficialmente apresentada.

 

25 de fevereiro de 2015

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Valongo

 

O Presidente da Câmara respondeu que não estava em condições de garantir que fosse feita a candidatura este ano (até final de março).