Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

AM - Serra Amarela (Alfena) – O espírito do 25 de Abril

28.04.16

No passado dia 22 de abril, no Centro Cultural de Alfena, realizou-se uma reunião de trabalho com os moradores da zona da Serra Amarela (Alfena), na qual a vontade do povo foi superior às pretensões políticas.

Esta situação, relacionada com um “Estudo de Reordenamento Viário das Ruas Serra Amarela, Outeiro, Alexandre Herculano e Travessa Serra Amarela” realizado pelos serviços camarários, foi oportunamente questionada pelo Presidente de Junta da Freguesia de Alfena, que pretendia discutir a pertinência da operação urbanística em causa, face à preocupação demonstrada por alguns moradores.

Após muita insistência, através de uma moção aprovada por unanimidade nesta Assembleia a 29 de fevereiro, foi possível definir uma data para a realização da reunião de trabalho com a equipa técnica responsável por este estudo. Foi num ambiente de alguma crispação que foram dadas explicações técnicas, as quais foram contestadas por dezenas de pessoas que se sentiam lesadas. Perante a insistência e os argumentos apresentados pelos moradores, o Senhor Presidente da Câmara, que previamente tinha afirmado tratar-se de um trabalho de grande qualidade sobre o qual não iria interferir, viu-se confrontado com uma situação que lhe fez recuar e decidiu abandonar esta pretensão, deitando fora um trabalho construído ao longo de meses.

Quanto teria custado e para que serviu este trabalho?

Que mais não seja, serviu de lição para o Senhor Presidente de Câmara, mas também para todos nós eleitos autárquicos e até para a própria população. Veio demonstrar que o lema “O povo é quem mais ordena” está ainda bem presente nas memórias das pessoas e quando é preciso vir para a rua defender os seus direitos e interesses.

Para evitar situações semelhantes, recomendamos ao Senhor Presidente da Câmara que esteja mais atento às questões que lhe são colocadas, quer por moradores isolados quer pelos seus representantes.

Por fim, saudamos a população da zona da Serra Amarela que nessa noite de 22 de abril de 2016 soube responder ao repto lançado e a três dias de comemorar o dia da Revolução dos Cravos expressou o verdadeiro espírito do 25 de Abril.

 

Valongo, 27 de abril de 2016

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Valongo