AM: REQUERIMENTO - Moinho de Ponte de Ferreira
Edifício conhecido por Moinho de Ponte de Ferreira, em séculos passados, foi ao longo dos tempos, edifício que albergou serviços de moagem e de serração hidráulica.
Repartiu periodicamente a energia que recebia através da água do Rio Ferreira, entre a Unidade Industrial tradicional atrás referida e o Regadio que nascia em Ponte de Ferreira, que regava grande parte dos campos da margem direita do Rio até à Agra de Além e parte da margem esquerda, a partir do aqueduto da Ponte dos Arcos.
A evolução dos tempos encerrou aquela tradicional Unidade industrial, e em boa hora, a Câmara Municipal de Valongo, tomou a decisão de recuperar o edifício e de o adaptar para pólo museológico relacionado com o tradicional fabrico do pão na nossa terra.
Só que presentemente o edifício encontra-se num estado de abandono tal, que revela o nenhum aproveitamento daquelas instalações.
Como nunca ninguém vê as suas portas serem abertas, não se vislumbra qualquer sinal de mínimo aproveitamento daquele espaço.
Imagina-se que o seu interior seja a imagem do desinteresse.
No exterior, o abandono e os sinais evidentes de desleixo, são os primeiros passos do convite ao vandalismo, se não forem tomadas medidas urgentes para o travar.
Foi recolhido pela Câmara, o equipamento que foi daquele edifício e que garantiu ao longo dos tempos o seu funcionamento e que segundo na altura se informou, que teria como destino, dele fazer uma exposição; mas nunca mais foi conhecida qualquer informação sobre tal equipamento.
Será que ainda existe? Se sim, onde e qual a sua função?
Valongo, 26 de junho de 2018
A CDU – Coligação Democrática Unitária / Valongo