Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

AM - Requerimento - Apoios sociais aos idosos

02.10.15

Ermesinde, a freguesia mais urbana e populosa do Concelho de Valongo, tinha em 2001, pelos censos, 38 315 habitantes. Apesar dos censos de 2011 registarem um aumento residual da população, a verdade é que nos anos anteriores a 2001, o número de habitantes cresceu de forma repentina, não sendo acautelados os serviços/valências necessárias para o bem-estar das populações.

Hoje, são notórios esses constrangimentos, quando são requeridos pelos Ermesindenses apoios à sua qualidade de vida. Sendo ainda mais visível na camada idosa, devido ao aumento do envelhecimento da população.

O conjunto de respostas de apoio social para pessoas idosas cujo objetivo é privilegiar, através de serviços e equipamentos adequados, a manutenção dos utentes no seu meio familiar e social e promover o apoio à família, é escasso, por exemplo, em Ermesinde.

Na carta social, no que se refere a Ermesinde, encontramos que presta a resposta social Serviço de Apoio Domiciliário as seguintes associações:

Centro Social de Ermesinde  - 120 utentes

Associação de Solidariedade Social - o amanhã da criança  - 55 utentes

Casa do Povo de Ermesinde - 35 utentes

É do conhecimento público, situações de idosos que aguardam por uma resposta da Segurança Social neste âmbito, desde há mais de 5 anos e que continuam em lista de espera nas diferentes associações que prestam este serviço, tendo que recorrer a serviços privados que cobram valores incomportáveis pelas suas parcas reformas.

Mas será que a situação nas restantes freguesias do concelho é melhor?

Assim, vimos por este meio requerer que seja prestado a esta Assembleia, informação sobre os apoios sociais prestados aos idosos no concelho, nomeadamente:

Como é realizado o acompanhamento por parte do pelouro da ação social dos protocolos existentes?

Qual a capacidade de resposta às necessidades que o concelho tem a esse nível?

Quantos idosos se encontram em listas de espera?

Há alguma tentativa de rentabilizar recursos entre as Freguesias?

 

 

Valongo, 30 de setembro de 2015

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Valongo

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.