Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Comunicado do PCP/Valongo

12.04.08

PCP atento à situação da saúde no concelho de Valongo

Tendo em conta a evolução recente da política do Governo PS para o sector da saúde, o PCP tem observado com atenção a evolução do sector da saúde no concelho de Valongo, designadamente no que diz respeito ao processo de construção do novo Centro de Saúde de Ermesinde/Alfena. Da análise efectuada resulta a reflexão expressa no seguinte comunicado, distribuído à população da Cidade e à comunicação social.

 
Um novo Centro de Saúde bem equipado e com médico de família para todos os utentes!
Melhores condições materiais e humanas nas actuais unidades de saúde de Ermesinde e Alfena!


Por diversas vezes exigiu o PCP junto das entidades competentes a melhoria das condições materiais e o alargamento do leque de recursos humanos do Centro de Saúde de Ermesinde. Porém, e apesar do forte crescimento da população da cidade ao longo dos últimos vinte anos, nunca os problemas existentes foram devidamente tidos em conta. Ainda hoje, cerca de 20% dos utentes deste Centro de Saúde permanecem sem médico de família; as condições materiais, essas, tanto em Ermesinde, como em Alfena, são bem conhecidas: falta de espaço, instalações obsoletas, equipamento antiquado.

Em sucessivas iniciativas, alertámos para este grave problema e para a urgência da sua resolução. Denunciámos as fracas instalações e a falta de médicos, sublinhámos a necessidade de construção de uma nova unidade de saúde, fizemos deslocar a Ermesinde os nossos deputados da Assembleia da República, para que naquele órgão expusessem esta situação, insistimos em chamar à responsabilidade a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e o Governo.

Finalmente, Ermesinde prepara-se para ter uma nova unidade de saúde. O novo Centro de Saúde estará localizado na zona da Bela e será – espera-se – inaugurado em breve. Servirá parte da população de Ermesinde e parte da população de Alfena.

Entretanto, numa área bem perto do local onde está a ser construído o novo Centro de Saúde, está a nascer um hospital privado. Nesta altura, tudo o que se pode esperar é que a proximidade das duas unidades de saúde, Centro de Saúde e hospital privado, seja apenas uma coincidência...

Porque a saúde não é um negócio, é urgente exigir que o novo Centro de Saúde esteja plenamente equipado e ofereça todos os serviços que um Centro de Saúde deve oferecer, incluindo médico de família para todos os utentes. Não pode acontecer o novo Centro de Saúde ser apenas um entreposto aonde nos dirigimos para recolher os P1 que depois utilizaremos no hospital privado!

Está provado que a privatização dos serviços de saúde é um grande negócio, com enormes prejuízos para a população com menores recursos económicos. E nesta, como em muitas outras questões, PS e PSD estão de acordo, procurando desmantelar o Serviço Nacional de Saúde. Na Câmara de Valongo, o PSD deu todas as facilidades para o aparecimento do hospital privado; no Governo, o PS fecha Urgências e outros serviços. Cai aqui bem o ditado popular: se um diz “mata”, o outro diz “esfola”...

Importa ainda exigir a melhoria das condições dos actuais postos médicos de Alfena e Ermesinde e não permitir que a construção do novo Centro de Saúde se transforme num pretexto para a degradação dos serviços das unidades de saúde existentes e, a prazo, para o seu encerramento.


Partido Comunista Português
4 de Abril de 2008

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.