Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

AM de 26/2/08 - Intervenção antes da ordem do dia

06.03.08

Meus senhores e minhas senhoras:

 

Este período antes da ordem do dia, é aproveitado pelos elementos da assembleia, para questionar e levantar problemas e também apontar soluções para os resolver. Ora, com as últimas noticias que nos chegam, esta tarefa vai carecer de trabalho redobrado.

 

Com a pseuda reestruturação do executivo camarário e com a nova distribuição dos pelouros – a responsabilidade política tende a diluir-se.

Com as justificações “eu já não tenho esse pelouro”, falem com o Presidente, “o caso até estava bem encaminhado”, mas peço desculpa, não posso mexer no assunto, ”pois não quero interferir com os poderes do Presidente”.

 

Com a dificuldade que nos habituou o senhor Presidente – por vezes pela sua ausência, outras vezes com a sua chegada depois da ordem do dia, iremos ficar sem respostas e sem solução para os problemas.

 

Os problemas do concelho são muitos e tende a agravar-se. Este executivo já mostrou que não tem imaginação, nem saber para os resolver.

 

Sabemos, que algumas competências do Presidente são delegas nos funcionários camarários. Não acreditamos, por isso, que o Dr. Fernando Melo consiga dar “conta do recado”. O Sr. Presidente tem vindo a sofrer um enorme desgaste, e tem tentado agarrar-se ao poder, ou através da receita do “queijo limiano” ou recorrendo à versão das listas de “independentes”.

 

Tudo isto seria razoável e até normal, se não se tratasse de uma Câmara Municipal, mas de uma simples associação de um grupo de amigos.

 

Por isso a CDU, reafirma que discorda do tipo de governação deste executivo, em que aos problemas somam-se outros problemas e os rostos políticos da governação camarária, sacodem a água do capote, fazendo-se de vítimas, tentando esconder a incompetência, adiando a resolução dos problemas do concelho.

 

Se a degradação deste executivo continuar e os problemas não tiverem solução, a CDU, está a ponderar apresentar numa próxima assembleia, uma moção de censura a esta maioria. Esta nossa intervenção, embora não tenha esse carácter formal, pode vem ser entendida como tal.

 

Correndo o risco de ficar sem interlocutor, lá vai algumas questões que gostaríamos de obter respostas.

  • Quanto sabemos, parece estar em estudo a cisão da Divisão da PSP de Matosinhos em duas, passando Matosinhos a integrar as esquadras de Matosinhos, S. Mamede de Infesta e de Santiago de Custóias. A nova Divisão da PSP da Maia, passará a integrar as esquadras da Maia e de Águas Santas, saídas da actual Divisão de Matosinhos, e ainda as esquadras de Valongo e de Ermesinde. Perguntamos, foi a Câmara Municipal de Valongo informada ou consultada sobre esta alteração?
  • Ermesinde Sport Clube: O executivo camarário está atento às dificuldades deste clube?
  • Sporting de Campo: Para quando a resolução do problema do seu campo de jogos?
  • O que vai fazer este executivo para ajudar estes clubes? Estará a CMV à espera de mais planos de urbanização e contrapartidas, quase sempre não bem esclarecidas? Será que este executivo tem alguma política de apoio ao desporto e às colectividades do concelho?
  • Gostaríamos, também, de perguntar ao senhor presidente, se está atento á via do prolongamento da Rua Fernão Lopes, em Valongo, com ligação a Balselhas e Campo (EN15) – Quando é que esta via vai sofrer obras de melhoramento?

 

Por último, lançamos um desafio a este executivo e a todas as forças politicas representadas nesta assembleia.

Temos ultimamente assistido ao lançamento de vários planos de urbanização, planos de pormenor, loteamentos, etc. Ora estes projectos têm sido objecto de criticas, quer pela oposição, quer mesmo por vereadores que compõe a maioria.

Por isso a CDU, lança o desafio a este executivo e às restantes forças politicas da oposição, estão dispostas a promover uma assembleia municipal extraordinária, para debater projectos como o Plano de Pormenor de Ermesinde, Plano de Urbanização Bela/Vilar (incluindo o novo hospital de Alfena), Quinta Bandeirinha, Nova Zona Industrial de Alfena, etc.

 

Está também disposta esta maioria a lançar um grande debate sobre a alteração do PDM, o qual já devia estar concluído, ou vamos aguardar a consolidação dos projectos atrás citados, para os incluir no novo PDM.

 

Aguardamos a resposta