Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

AM - Por mais transportes públicos no concelho de Valongo

27.12.07

Todos os anos o mês de Setembro é pautado, na Europa e em Portugal, por iniciativas através das quais se tenta mobilizar as populações no sentido da substituição do transporte individual pelo transporte público e colectivo. Várias são as autarquias que se associam a estas iniciativas, tendo já a de Valongo participado na defesa deste princípio.

A defesa e o aumento da implantação do transporte público e colectivo, deve ser uma preocupação de todos nós e deve merecer uma atenção redobrada dos executivos camarários.

Ora, a CDU tem nas suas bases programáticas a promoção deste tipo de transporte. Trata-se de um transporte mais económico, que melhora a mobilidade quando integrado com outros transportes e que contribui para uma melhor qualidade do meio ambiente, satisfazendo mais cabalmente os interesses das populações.

Na análise que a CDU faz aos transportes colectivos que servem a cidade de Valongo, resulta a clara opinião que há algumas lacunas que devem ser eliminadas.

Sem prejuízo de outras ruas ou lugares da cidade de Valongo, há uma parte da cidade que não é servida por nenhum transporte público e colectivo, e por isso, deve merecer a nossa melhor atenção. Estamos a referir, ao lugar da Boavista, encosta do Vale, Centro de Saúde, Hospital, Igreja Matriz, Cemitério, nova urbanização de Sª Justa, etc.

Poder-se-á dizer, que isto não é tão verdade como a CDU afirma, pois nesta zona existe, ou estão colocadas paragens de uma operadora de transporte colectivo. Mas, após discussão com a população, a CDU concluiu que essa carreira já não funciona, e, quando funcionava, servia o lugar do Souto em Gondomar e uma superfície comercial em Valongo.

As populações desta zona, quando se querem deslocar para o Porto, ou outras localidades têm que se deslocar a pé para apanhar os vários transportes existentes, os quais se situam relativamente longe.

Também as populações de Valongo da parte Norte e do centro da Cidade, do Susão entre outras, quando querem dirigir-se para o Centro de Saúde, Hospital, Cemitério, Igreja, o têm que o fazer a pé ou então usar o transporte particular.

Entende a CDU, que as carreiras que a STCP tem a operar na cidade de Valongo, poderão suprir estas lacunas. Estamos a referir à carreira 64, que vem de Alfena e acaba no Susão. Seria fácil, que esta carreira, alongasse o seu percurso, servindo estas zonas e voltasse novamente ao Susão. Também as carreiras 61, 94 e 705, alterando o seu percurso, poderiam servir estas zonas.

Por estes considerandos, a CDU recomenda ao senhor Presidente da Câmara Municipal de Valongo, que efectue diligências junto da STCP, para que esta empresa estude as várias alternativas a estas carreiras para servir condignamente as populações dos lugares acima citados.

 

Valongo, 17 de Dezembro de 2007

 

 

Pela CDU 

Aprovado por unanimidade