Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Moinho da SOCER: Tomada de posição da CDU na Junta de Freguesia de Ermesinde

06.07.06

É extremamente grave a situação do Rio Leça na zona da antiga Resineira, na Travagem. Outrora uma grande fonte de poluição do Rio, a empresa proprietária dos terrenos prepara-se para materializar um grande projecto imobiliário para aquela área. As intervenções de terraplanagem e deslocação de terras já começaram e o que se verifica é o completo desrespeito pelas margens do Rio, as quais parecem estar a ser completamente alteradas. É de crer que as obras que se avizinham venham a prejudicar ainda mais uma área que deveria ser protegida a todo o custo. Importará, por isso, que a Junta de Ermesinde pressione a Câmara e a SOCER para tornar públicos os objectivos e especificidades do projecto previsto para aquela zona de Ermesinde.



No que toca ao moinho situado nessa mesma zona, que a SOCER pretende “oferecer” à Junta de Freguesia de Ermesinde para que esta o recupere, dois aspectos merecem realce: por um lado, o facto de se tratar de um recurso patrimonial em avançado estado de degradação; por outro lado, o facto de podermos estar perante um “presente envenenado” da SOCER, que, ao “oferecer” o moinho à Junta de Freguesia, “mata dois coelhos de uma cajadada”, libertando-se das despesas da intervenção de recuperação e beneficiando de um elemento adicional de valorização do projecto imobiliário previsto. Além disso, qualquer intervenção no moinho terá necessariamente de respeitar o Rio e o património natural envolvente, o que implica a realização de um estudo de impacte ambiental sério.



Que projecto iria a Junta desenvolver para a reconstrução do moinho? Qual a utilidade que lhe iria ser dada? Tem a Junta de Freguesia de Ermesinde capacidade para reconstruir o moinho enquadrando-o num projecto de interesse para os Ermesindenses?



Na opinião da CDU, o moinho deve fazer parte de um projecto de intervenção/requalificação daquela zona, um projecto mais abrangente, que torne o local num espaço de lazer. A mera museificação do moinho não serve aos Ermesindenses.




Ermesinde, 5 de Julho de 2006

1 comentário

Comentar post