Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Considerações sobre a visita ao mercado de Palmela e de Fátima

27.07.07

            Ao longo dos anos a CDU tem tido grande preocupação de alertar a Câmara de Valongo e a Junta de Freguesia de Ermesinde para a necessidade de se requalificar o mercado de Ermesinde, pois este encontra-se, há muito tempo, em estado de degradação.

            Temos demonstrado que estamos disponíveis a colaborar na resolução deste grave problema. Neste sentido participamos num grupo composto por um elemento da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal, da Assembleia de Freguesia e 3 elementos da Junta de Freguesia (o presidente e um elemento de cada partido representado no executivo).

            Esta visita teve como objectivo principal conhecer os mercados de Palmela e de ouvir as entidades locais sobre as soluções encontradas para resolução da (re) qualificação destes equipamentos.

            O actual mercado de Palmela está situado na zona histórica de Palmela e há uns anos estava muito degradado, pelo que sofreu obras de remodelação. A zona comercial deste edifício era distribuída por dois pisos, mas dado que actualmente a população diminui, após as obras esta zona ficou só num piso e a parte superior foi transformada num “terraço cultural”.

            A presidente da Câmara referiu que aquele equipamento não dava lucro, mas que apostou na sua requalificação, pois não queria privar a população, sobretudo a mais idosa, do seu espaço de compra diária e de convívio.

             Na freguesia de Pinhal Novo, concelho de Palmela, havia um mercado que se encontrava bastante degradado, a autarquia pediu um estudo à empresa Deco Eco para (re)construção do mercado municipal.

            Do estudo realizado surgiu um projecto de construção de um novo edifício que vai englobar o mercado, os correios e outros serviços municipais, atraindo, assim a população para o mercado.

            Em Fátima verificamos que o mercado local, foi também objecto de requalificação e é composto por uma zona ampla onde as bancas estão localizadas na parte central e à volta tem algumas lojas com duas entradas, uma das quais pelo exterior do edifício.

            Consideramos que esta visita foi muito positiva, pois permitiu o contacto e conhecimento com três realidades diferentes. Qual será a mais indicada para Ermesinde? Uma destas? Ou a simbiose das três?

            É urgente que este estudo se conclua e que se tomem opções rapidamente, pois o mercado e a população de Ermesinde não podem esperar mais tempo.