AF Ermesinde - Passagens Pedonais sobre a Linha Ferroviária que atravessa a Cidade - Recomendação
Os jornais noticiaram recentemente uma série de acidentes em passagens de nível pedonais na linha do caminho de ferro, na vizinha freguesia de Rio Tinto.
Ermesinde, entroncamento ferroviário, é largamente atravessada pelas linhas do Douro e Minho e pelo mal aproveitado ramal de Leixões. Em consequência desse atravessamento, existem dentro da cidade várias passagens de nível pedonais, incluindo a passagem no apeadeiro da Palmilheira. Três dessas passagens de nível – nas Linhas do Minho e Douro e no ramal de Leixões – encontram-se no caminho entre uma zona densamente povoada – as Saibreiras – e equipamentos essenciais, como as escolas, as piscinas, a estação, a feira-mercado, o parque urbano. São atravessadas diariamente por milhares de pessoas, entre as quais se contam largas centenas de crianças e jovens.
Esta questão das passagens de nível faz parte do desleixo tradicional da CP, agora REFER, e do Poder Local. Só esse desleixo justifica a manutenção destes potenciais locais de perigo, de mutilação e de morte de pessoas. De resto, Ermesinde tem também a sua crónica de acidentes em passagens de nível pedonais.
É tempo de pensar seriamente e de agir, para eliminar, não só estas passagens de nível pedonais, mas a possibilidade de manutenção desse mau costume de andar a pé pela linha.
Passagens desniveladas subterrâneas para peões são obrigatórias em toda a Europa, da fronteira portuguesa para lá. São fáceis de construir, baratas, esteticamente não agressivas e funcionais para quem tem de as atravessar. A sua construção está ao alcance das autarquias.
Se o caminho de ferro é um inegável factor de civilização, a segurança dos atravessamentos ferroviários não o é menos.
Recomendamos insistentemente à Junta de Freguesia que encete rapidamente diligências no sentido de exigir da REFER e da Câmara de Valongo o planeamento e execução destas passagens desniveladas pedonais, sem mais delongas.
Trata-se da salvaguarda da segurança e da vida de pessoas.
Voltaremos a este assunto em próximas oportunidades.
Ermesinde, 28 de Junho de 2007
A Coligação Democrática Unitária