Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Reunião da Junta da Freguesia de Ermesinde - Resumo

12.03.07

Na última reunião pública da Junta da Freguesia de Ermesinde foi posto em prática o novo modo de funcionamento destas assembleias. A mudança mais significativa prende-se com o facto de os elementos do Executivo terem um tempo limite para expor os assuntos no período antes da Ordem do Dia. À CDU cabem 8 minutos e aos outros dois partidos cabem 15 minutos.

Nos 8 minutos que lhe foram atribuídos, a CDU apresentou dois problemas existentes nas ruas da Cidade: o mau estado da R. Rodrigues de Freitas e o asfalto solto no fim da Avenida João de Deus. Após essas duas referências a maleitas da Cidade, a representante da CDU no Executivo, Sónia Sousa, apresentou a proposta de organização para a Corrida do 25 de Abril (ver artigo), proposta essa cuja discussão foi agendada para uma próxima reunião.

No segundo ponto da ordem de trabalhos, foram aprovadas, por unanimidade, duas actividades de ocupação dos tempos livres para as férias da Páscoa, actividades essas que serão desenvolvidas tendo como público-alvo 20 crianças dos 6 anos aos 9 anos.

No terceiro ponto da ordem de trabalhos, foram apresentados os resultados da exploração do mercado, tendo-se concluído que, no decurso deste ano, o mercado apresentou um saldo positivo de € 1000 (mil euros). Também neste ponto, Sónia Sousa referiu que considerou bastante proveitosa a reunião dinamizada pela Presidente da Assembleia Municipal, a qual juntou, no passado dia 6, o vereador responsável pelo mercado, bem como um elemento de cada força partidária. Nesoa reunião, o vereador assumiu que iria, no prazo de 6 meses, apresentar uma solução para o mercado. Foi unânime a opinião de que que não seria necessário construir um edifício megalómano, apenas se pretendia que Ermesinde tivesse um mercado digno e com condições higiénico-sanitárias apropriadas. Também nessa reunião, a CDU viu esclarecidas todas as dúvidas que tinha sobre o assunto, designadamente no respeitante ao estudo que até agora era apresentado pelo PSD na Junta como estando em curso para apoio à definição do futuro do mercado. Foi dito claramente pelo vereador da CMV, que este não estava a ser feito e que só agora se iria pensar nas hipóteses para aquela infra-estrutura.

No ponto seguinte da ordem de trabalhos, foi criada uma comissão para a análise das alterações a introduzir no regulamento do mercado, cuja composição é a seguinte: Sónia Sousa (CDU), Alcina Meireles (PS) e Luís Ramalho (PSD).

No quinto ponto, foi criada uma comissão para a elaboração do Regulamento para Atribuição de Subsídios, tendo o PSD apresentado uma proposta de regulamento (saliente-se que já numa anterior reunião também a CDU havia apresentado uma proposta com esses fins). A comissão que irá analisar estas duas propostas, bem como a proposta que o PS poderá vir a apresentar é constituída por Sónia Sousa (CDU), Artur Costa (PS) e Artur Pais (PSD).