Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

JFE - Moção acolhe votos favoráveis de todas as forças políticas.

04.01.07
Na reunião da Junta, a CDU apresentou uma moção exigindo a retoma de alguns dos serviços extintos pela STCP.

Salientamos que a moção acolheu os votos favoraveis de todas as forças políticas (PS, PSD e CDU), e irá seguir agora para a STCP.

Mas a luta não pode ficar por aqui!
 
Apelamos à participação de todos os Ermesindenses.



Moção – Em defesas dos transportes públicos

 

Em resultado de uma errada política de transportes que se tem vindo a concretizar nos últimos anos, particularmente desde o início da década de noventa, agudizaram-se os bloqueios à mobilidade com evidentes prejuízos para a qualidade de vida das populações e com impactos muitos negativos no plano social, ambiental, energético e na economia nacional.

 

Enquanto nos principais países desenvolvidos crescentemente se afirmam e concretizam políticas privilegiando o transporte público, em Portugal, persiste-se numa política contrária, acentuando todos os fenómenos negativos que resultam dos enormes fluxos diários de transporte individual, com a agravante de, com tal política, se pôr em causa o direito constitucional ao transporte e à mobilidade de largas camadas da população. Não é por acaso que Portugal é o país da União Europeia onde os passageiros pagam a maior percentagem dos custos dos transportes públicos.

 

No caso de Ermesinde, a rede pública de transportes constitui uma mais valia indispensável, uma vez que a cidade é local de residência de trabalhadores que exercem a sua profissão noutros concelhos do Grande Porto, mas também, e recentemente, pólo de serviços de crescente importância. A coesão social e territorial da freguesia passa, entre outros factores, por esta rede de transportes, que deverá cobrir as necessidades de todos os lugares que a compõe a cidade, e não apenas dos lugares centrais. Assim, e dadas as alterações que entraram em vigor no dia 1 de Janeiro na rede de transportes da STCP, a Junta da Freguesia deverá interceder junto da empresa, de modo a que sejam:

 

  • Reorganizados os trajectos, garantindo assim que pelo menos uma carreira passe pelo Maia Shopping, já que, na situação actual, as pessoas irão usar um caminho improvisado para acesso ao centro comercial, caminho esse em terra batida e alvo de frequentes assaltos;
  • Retomados os horários da carreira 705 (antiga 60), de forma a ser assegurado o acesso a zonas relativamente afastadas do centro da freguesia, como os Montes da Costa, bem como a ligação centro a centro das freguesias de Ermesinde e Valongo;
  • Retomados os horários da carreira 703 (antiga 9), de forma a ser assegurado o acesso ao lugar de  Sonhos.

 

Se estas justas reivindicações não forem atendidas, a Junta da Freguesia de Ermesinde apoiará e dinamizará com a população acções no sentido da sua concretização.

 

Ermesinde, 3 de Janeiro de 2007

 

A Coligação Democrática Unitária

8 comentários

Comentar post