Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Proposta - Separação de matéria orgânica nos cemitérios

09.11.06

No passado mês de Outubro, foi feita uma visita ao complexo da Lipor, a qual nos suscitou algumas reflexões.

Na opinião da CDU, o Poder Local tem uma enorme responsabilidade na educação ambiental da população e na promoção do desenvolvimento sustentável. Todavia, nem sempre as práticas dos órgãos autárquicos são consentâneas com este modelo de desenvolvimento. Se olharmos à nossa volta, não será difícil verificar que muitos seguem o velho ditado que diz: “Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço!”.

Para alterar esta forma de pensar e, consequentemente, de agir, que só atrasa a mudança necessária, importa dar pequenos passos, por exemplo, separando os resíduos.

Diariamente, são depositados nos cemitérios muitos e muitos quilos de matérias orgânicas, que, se fossem separados dos restantes resíduos, poderiam ser entregues na Central de Valorização Orgânica, de forma a serem transformados num correctivo orgânico.

Esta prática não acarreta custos adicionais para a Junta; será apenas necessário celebrar um acordo entre a Junta e a Lipor e colocar contentores para este tipo de resíduos.

No caso desta iniciativa acolher os votos favoráveis dos restantes Partidos, estaremos certamente a servir de exemplo para as restantes freguesias do concelho e, naturalmente, para freguesias de outros concelhos do país.