Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Qualidade, democracia e participação: as grandes apostas da CDU para a rede educativa do concelho de Valongo

14.09.05
Eis as propostas da CDU/Valongo para o ensino no concelho. A todos os que leiam este artigo pedimos que contribuam com alterações e novas propostas. Obrigado!

Ao longo dos últimos quinze anos, Valongo tem registado um crescimento demográfico muito acelerado, fruto do intenso processo de suburbanização que trouxe e continua a trazer para o concelho milhares de famílias atraídas pela vasta oferta imobiliária e pela proximidade com a cidade do Porto. Hoje, Valongo detém um dos índices de crescimento natural mais elevados do Norte do país e uma das maiores percentagens de população jovem da Área Metropolitana do Porto, fenómeno que se traduz na existência de uma ampla população escolar em permanente processo de renovação. Num contexto como o do concelho de Valongo, a educação assume, pois, uma importância central, devendo constituir uma prioridade de intervenção dos órgãos autárquicos.

O imprescindível reforço do investimento neste sector deve ser acompanhado de uma redefinição das prioridades estratégias da autarquia e da assunção efectiva dos princípios que, para a CDU, devem estar na base de qualquer projecto educativo: qualidade, democracia e participação. A intervenção autárquica deve visar a melhoria das condições materiais e imateriais de ensino e aprendizagem em todas as escolas do concelho, tendo como pano de fundo o envolvimento e participação da comunidade escolar – alunos, pais, pessoal docente e não docente – em todos os processos de decisão relativos à vida e funcionamento da rede educativa concelhia. O actual processo de municipalização do ensino – mais um passo no processo de desresponsabilização do Estado em matéria de educação – traz novos e importantes desafios às autarquias. Só elevando os níveis de qualidade e exigência e abrindo a escola à comunidade, tornando-a um espaço de democracia e participação, é possível fazer face a esses desafios, contribuindo decisivamente para o reforço da ligação identitária dos jovens ao seu concelho e para a promoção de um desenvolvimento individual e colectivo equilibrado.

12 medidas prioritárias da CDU para o sector da educação no concelho de Valongo:

- Alargamento progressivo da rede de jardins-de-infância públicos, de modo a abranger todas as crianças em idade de frequência da educação Pré-Escolar.
- Alargamento do número de cantinas, de modo a abranger todas as crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Construção de equipamentos para a prática desportiva e de suporte à dinamização de actividades extra-curriculares nos jardins-de-infância e EB1 onde tais equipamentos não existam.
- Constituição de protocolos com instituições do ensino superior e outras entidades no sentido da disponibilização, de forma continuada e sistemática, de aulas de educação física e de outras actividades extra-curriculares (música, artes plásticas, artes performativas, etc.) para os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho.
- Melhoria das condições de conforto, iluminação e aquecimento dos jardins-de-infância e EB1 e reforço do investimento em material didáctico.
- Um computador com ligação à Internet por sala de aula em todas as EB1.
- Aulas de natação para todas as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
- Criação de uma ludoteca por freguesia e reforço do investimento nas bibliotecas escolares, designadamente através da criação de um sistema integrado de informação que permita a partilha de recursos e a troca de informação e experiências.
- Construção de uma nova EB 2,3 na freguesia de Valongo, de modo a fazer face à sobrelotação da actual EB 2,3 e da Escola Secundária.
- Construção de uma nova EB 2,3 na freguesia de Ermesinde, de modo a fazer face à sobrelotação das duas EB 2,3 existentes.
- Organização anual de um Fórum das Escolas do de Valongo, evento capaz de permitir o interconhecimento e a troca de informação e experiências entre as diversas comunidades escolares do concelho.
- Envolvimento efectivo da comunidade escolar no processo de elaboração da Carta Educativa e em todos os processos de decisão relativos à rede educativa concelhia e reactivação do moribundo Conselho Municipal de Educação.

A Coordenadora da CDU/Valongo