Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Apresentação de Candidatura à Assembleia de Freguesia de Valongo

19.09.05


Transcrevemos a intervenção do cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de Valongo César Ferreira, lida no acto público de apresentação da candidatura.

Camaradas e amigos,

Nunca tive intenção nem pretensão em enveredar por uma carreira política. Por um lado, por achar que me falta um certo traquejo nesta área e, por outro lado, devido a questões profissionais que me "roubam" bastante do meu tempo. Como professor, não desempenho apenas um mero papel de formador de conteúdos, tentando desde sempre ajudar na formação pessoal dos jovens, incutindo-lhes certos valores de responsabilidade, disciplina e rigor, mas também de solidariedade, compaixão e autonomia. Além dessa função, desempenho em cooperação o cargo de gestor de todo o equipamento informático da escola, requerendo-me muito do meu tempo. Também, não é de excluir a ajuda prestada aos meus pais, que não é de desprezar, visto que foram eles os responsáveis pela minha formação inicial e me auxiliaram financeiramente durante os meus estudos.
A minha contribuição na vida política tem sido, basicamente, no apoio nas diferentes eleições, como membro constituinte das mesas de voto e em esporádicas ajudas dadas ao PCP. Portanto, só tenho que agradecer ao partido, através dos camaradas Vieira e Lino, a confiança depositada em mim para poder liderar a lista da CDU, apostando num candidato novo sem qualquer experiência na área, mas ao qual nunca mostraram desconforto por essa tomada de decisão.
Hoje em dia há um certo afastamento e algum desprezo pela classe política, colocando todos no mesmo "saco", levando a um desacreditar por parte da população em geral. Mas no entanto, existem casos de excepção em todos os lados e em diversos sectores da sociedade.
Em relação ao concelho de Valongo, não pretendo aqui expor tudo o que de mal foi feito ao longo deste mandato pela coligação PSD/CDS com maioria no concelho, numa perspectiva de desvalorizar tudo o que foi feito, mas apenas apontar algumas situações muito mal explicadas aos seus moradores, como a colocação de parquímetros e sua exploração privada, a construção de uma biblioteca pública num local isolado, afastado dos cidadãos (neste caso, é de referir a seguinte citação: "A biblioteca pública é o centro local de informação, que torna prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros." in Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas no site do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas), entre outras construções baseadas essencialmente no cimento, sem cuidados maiores pela preservação da Natureza, destruindo mesmo o habitat natural de algumas espécies bastante raras, existentes apenas em poucos locais no mundo.
Em termos da freguesia de Valongo, acho um pouco estranho não existir grande contestação, por parte dos responsáveis máximos da Freguesia, estando coniventes com estas situações, bem como por parte dos seus cidadãos, mostrando-se bastante apáticos.
É óbvio que nos últimos tempos, tento manter-me mais bem informado sobre os reais problemas vividos diariamente por todos aqueles que habitam, trabalham ou
estudam na freguesia, tentando perceber algumas das suas frustrações e falta de compreensão por parte dos representantes locais. É o caso dos transportes de e para a zona da Abelheira/Quinta de Lousa e arredores, em que os seus residentes se encontram um pouco marginalizados pela Autarquia, sem solução à vista.
São problemas como este que nós tentaremos vir a poder contribuir para a sua resolução, mas para tal é preciso que as pessoas confiem em nós, dando-nos maior expressão na freguesia e no concelho.

Por uma vida melhor,
TRABALHO, HONESTIDADE e COMPETÊNCIA.


1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.