Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Breve diagnóstico e propostas da CDU para a Saúde no concelho de Valongo

03.10.05
Na sequência da visita efectuada no passado dia 30 de Setembro ao Centro de Saúde de Ermesinde, a CDU apresenta um breve diagnóstico e um conjunto de linhas de intervenção para a área da saúde no concelho de Valongo.

Situação dos utentes dos Centros de Saúde do concelho de Valongo

Freguesia/Nº de Utentes/Nº de utentes sem médico de família
Alfena - 13000 - 0
Campo - 9200 - 2100 (23%)
Ermesinde - 48000 - 13000 (27%)
Sobrado - 7100 - 0
Valongo - 19000 - 1900 (10%)
TOTAL - 93000- 17000 (18%)

Fonte: Direcção do Centro de Saúde de Ermesinde (valores aproximados).

O crescimento acentuado da população do concelho de Valongo ao longo das últimas décadas não foi acompanhado por um correspondente crescimento da capacidade e recursos das unidades de saúde concelhias. Os Centros de Saúde são, na maior parte dos casos, unidades obsoletas e completamente desajustadas às necessidades das populações e à resposta que são obrigadas a dar diariamente. A elaboração do PDM não contemplou a necessidade de alargamento da rede de cuidados de saúde concelhia, pelo que importa procurar agora soluções para as necessidades actuais e futuras a este nível.
Ao mesmo tempo, é preciso exigir a melhoria das actuais condições materiais e do apetrechamento das unidades de saúde do concelho, bem como o reforço dos recursos humanos (pessoal médico, desde logo, mas também enfermeiros/as e pessoal auxiliar).

O novo Centro de Saúde de Ermesinde/Alfena

O novo Centro de Saúde de Ermesinde/Alfena, a ser construído na zona da Bela, servirá aquelas duas freguesias do concelho de Valongo. O projecto já existe e já tem verba inscrita em PIDDAC. De acordo com a Direcção do Centro de Saúde de Ermesinde, a população de Alfena terá de se deslocar para o novo Centro de Saúde, uma vez que o actual Centro de Saúde de Alfena será fechado, por não apresentar condições de trabalho e de atendimento dos utentes adequadas. A extensão da Gandra (Ermesinde) manter-se-á aberta. O novo edifício está previsto para servir 25000 utentes. Ao serem deslocadas para lá os utentes de Alfena (13000), o novo Centro de Saúde apenas poderá acolher 12000 utentes da extensão da Gandra, o que significa que esta continuará com 36000.

É imperioso que a Câmara Municipal pense desde já na localização e cedência de um terreno para a instalação de uma nova unidade de saúde em Alfena. O planeamento a longo prazo exige a construção de um novo Centro de Saúde nesta freguesia, visto que o novo Centro de Saúde de Ermesinde/Alfena não chegará para as necessidades das duas freguesias. É essa a proposta pela qual a CDU se baterá: Alfena não pode deixar de ter um Centro de Saúde!

O Centro de Saúde de Campo

As instalações do Centro de Saúde de Campo são provisórias há 10 anos. É urgente que a Câmara Municipal encontra um terreno nesta freguesia para a construção das instalações definitivas.

A intervenção junto dos jovens

Não existem em Valongo espaços de atendimento e de promoção da saúde vocacionados para os jovens. Num concelho com uma das maiores percentagens de população jovem da Área Metropolitana do Porto, é incompreensível que a Câmara Municipal não disponibilize espaços para a instalação deste tipo de serviços de primeira importância. Às Sextas-Feiras, o Centro de Saúde de Ermesinde desenvolve este tipo de trabalho na Escola Secundária. Após o diagnóstico e análise das solicitações feitas pelos jovens, estes são encaminhados para o Cento de Saúde. Mas muitos não chegam a lá ir, uma vez que nem sempre é fácil superar o embaraço e a vergonha. É indispensável a disponibilização e/ou criação de espaços que possam acolher serviços de apoio e atendimento a jovens.

O papel das Juntas de Freguesia

Os presidentes das Juntas de Freguesia fazem parte do Conselho Consultivo dos Centros de Saúde e devem assumir as suas responsabilidades, intervindo junto das entidades responsáveis e ajudando a solucionar os problemas. Porém, não é isso que tem acontecido. A CDU estará sempre na linha da frente da defesa dos direitos das populações em matéria de cuidados de saúde.


A Coordenadora da CDU/Valongo