Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

A CDU na Junta de Freguesia de Ermesinde II

07.12.05
Na última reunião extraordinária da Junta de Ermesinde (22/11/2005) foram debatidos os seguintes pontos:

  1. Antigo edifício da Junta;
  2. Obras no edifício sede (novo edifício);
  3. Biblioteca;
  4. Sugestões para integrarem o Plano de Actividades de 2006.


A Junta de Ermesinde gere uma biblioteca no centro da cidade. O edifício no qual esta se encontra é alugado e tem um custo mensal de 580€.

Há longos anos que os sucessivos executivos (PS e PSD) não têm prestado qualquer apoio à biblioteca, não fazendo qualquer acção para a dotar com livros actuais e de interesse para a população.

Escusando-se a assumir as suas responsabilidades pela situação a que chegou o espólio da biblioteca, o PSD foi da opinião que, tendo em conta o número de visitantes, não se devia continuar a sustentar este espaço.

O PS dividiu-se: inicialmente, Artur Costa e Armindo Guimarães eram da opinião que não deveria existir biblioteca. Após as intervenções da nossa eleita e de Alcina Meireles conseguiu-se “convencer” os restantes elementos do PS a tomarem outra posição.

Por sugestão da nossa eleita e de Alcina Meireles, a biblioteca irá manter as suas portas abertas, apenas irá mudar de localização. Passará a ocupar as instalações antigas da Junta de Freguesia até que as instalações da biblioteca no novo edifício estejam prontas. Desta forma, podemos aumentar a quantidade de livros estabelecendo protocolos com livreiros, Instituto Português do Livro, Ministério da Cultura e Câmara Municipal, de forma a que, aquando da transferência definitiva, possamos ter uma biblioteca mais recheada. A vogal Alcina Meireles responsabilizou-se por tal tarefa.

Biblioteca para cá, biblioteca para lá, lá foram os do PSD dizendo que eram contra a colocação da biblioteca no 2º piso do novo edifício (ao contrário do que estabelece o plano inicial). A CDU ouvindo os argumentos dos elementos desta força política, optou por fazer de imediato uma proposta para aquilo que deseja que seja a biblioteca da junta.

As iniciativas propostas pela CDU para integrarem o plano de actividades deste ano foram as seguintes:

  • Comemorações do 25 de Abril;
  • Colónia balnear para crianças e idosos;
  • Reforçar a ginástica para os idosos;
  • Curso de formação das novas tecnologias para idosos (em parceria com o Centro Social);
  • Conclusão do novo edifício – biblioteca e anfiteatro;
  • Dia da cidade com atribuição da medalha de mérito (o dia da cidade poderia ser integrado numa semana dedicada às escolas e à juventude da freguesia).
  • Inventariação das árvores e conjuntos de árvores notáveis pela sua raridade, porte e beleza existentes na freguesia, e propor a sua classificação como árvores de interesse público.
  • Plantação de árvores adequadas às características de cada local e manutenção destas, por exemplo no bairro de Sampaio.


Os restantes elementos foram da opinião que a única iniciativa nova que devia ser incluída no plano de actividades é a conclusão do novo edifício, o que demonstra que PS e PSD apenas querem continuar a fazer o mesmo de sempre….