Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

AM - Voto de Pesar Falecimento de Nelson Mandela

28.12.13

A 18 de julho de 1918 nasce Nelson Rolihlahla Mandela, homem que viria a ser considerado o mais importante líder da África Negra e o Pai da Pátria da nação sul-africana.

Advogado de formação e líder histórico do ANC (African National Congress) empenhou-se fortemente na luta contra o regime de segregação racial do Apartheid, durante o período em que vigorou de 1948 e 1994, tendo sido eleito presidente da África do Sul, na sequência das primeiras eleições livres e universais no país, exercendo o cargo desde 1994 a 1999.

Em 1993, foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Paz, em conjunto com Frederik Willem de Klerk, em reconhecimento pelos seus valores humanos, pela sua capacidade de tolerância e indulgência, luta pela liberdade e defesa dos ideais dos povos e civilização moderna.

Ao longo da sua vida foi distinguido e condecorado com diversos outros prémios de prestígio, tendo a própria Organização das Nações Unidas, através da Resolução A/RES/64/13 de novembro de 2009, instituído o dia do seu aniversário como o Dia Internacional Nelson Mandela, como forma de celebrar a liberdade, a justiça e a democracia, reconhecendo a dedicação de Mandela ao serviço da humanidade, pela resolução de conflitos, pela relação entre as raças, promoção e proteção dos direitos humanos, a reconciliação, igualdade de géneros e direitos das crianças e outros grupos vulneráveis, e ainda pelo desenvolvimento das comunidades pobres ou subdesenvolvidas.

No passado dia 5, a Humanidade ficou mais pobre, ao perder um dos seus mais proeminentes filhos. Para todos os povos do mundo e gerações vindouras fica o seu vasto legado, servindo de inspiração para que haja uma maior união entre os povos, com respeito por todos os Homens, com igualdade, justiça e liberdade.

A Assembleia Municipal de Valongo, reunida a 27 de dezembro de 2013, aprova um voto de pesar pela morte de Nelson Mandela, associando-se a toda a sua família e povo sul-africano, partilhando a sua dor e lamento pela perda de um seu filho, recordando através da uma das suas frases o seu espírito humano.

"A prioridade é sermos honestos connosco. Nunca poderemos ter um impacto na sociedade se não nos mudarmos primeiro. Os grandes pacificadores são todos gente de grande integridade e honestidade mas, também, de humildade."

 

Valongo, 27 de dezembro de 2013

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Valongo

 

Aprovado por unanimidade.