Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO - Situação Social do Concelho de Valongo

15.11.13

No passado dia 31 de Outubro faleceu tragicamente um morador do bairro social de Balselhas na sequência de um acidente, caindo das escadas da passagem de nível da Rua da Chã, em Campo. Segundo foi público, o referido cidadão sofria de uma grave situação de fragilidade e de exclusão social, à qual se somavam problemas de saúde física e psiquiátrica. Acresce ainda que a habitação na qual residia era uma autêntica lixeira, com uma enorme acumulação de embalagens vazias, comida podre e roupas velhas, entre outras coisas.

Infelizmente, esta não é a única situação de moradores dos bairros sociais municipais em situação extrema de degradação e pobreza. São conhecidos outros casos desta natureza de indivíduos sozinhos e agregados familiares.

Por outro lado, o actual contexto de redução drástica das prestações sociais, dos salários e pensões, o aumento do desemprego e do custo de vida, contribuem para uma tendência de maior verificação de casos semelhantes aos supra-citados.

Tudo isto faz aumentar a responsabilidade da Câmara Municipal de Valongo no acompanhamento e na resposta social aos problemas existentes no concelho, a começar pelos bairros municipais.

 

Assim, a Câmara Municipal de Valongo, reunida em 6 de Novembro de 2013, delibera recomendar ao seu Presidente a apresentação, no prazo de um mês, de uma informação detalhada da situação social dos moradores dos bairros municipais, incluindo a identificação estatística dos casos mais extremos, dos meios humanos e materiais de intervenção do Município e da estratégia de trabalho implementada.

 

 

Valongo, 6 de Novembro de 2013

 

O Vereador da CDU – Coligação Democrática Unitária

 

 

(Adriano Ribeiro) 

1 comentário

Comentar post