Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Problemas de habitação social no Concelho de Valongo - Parte 2

10.11.13

No levantamento e no elencar de problemas que em Valongo a organização da CDU ao longo dos tempos vai desenvolvendo, ressalta sem sombra de dúvidas, o problema da habitação social no concelho.

Foram as visitas que programamos e efectivamente realizamos a diversos bairros que existem em todas as freguesias do concelho; foram os testemunhos dos inúmeros moradores que regra geral nos franqueiam as portas para pessoalmente constatarmos sobre os problemas que mais os afligem; são estudos da Empresa Municipal Vallis Habita a confirmarem as nossas denúncias e as queixas dos moradores; são relatórios de comissões da Assembleia Municipal criadas para o efeito, que nos transmitem com grande fidelidade, a realidade vivida pelos habitantes dos bairros de habitação social do nosso concelho.

Pingas de água em dias de chuva-- humidades reflectidas nas paredes durante o ano inteiro, agravadas com as chuvas do inverno-- sinais de permanente infiltração de humidades através dos peitoris das janelas (é muito grande o número de situações destas)-- bacias plásticas em cima das camas e por baixo dos sítios onde deviam existir candeeiros e a aparar as pingas de água-- desmotivações dos moradores nos arranjos e pinturas interiores das habitações, porque consideram as pinturas, «chover no molhado»--gente com problemas de saúde, (sobretudo crianças) a ter de viver e suportar situações como estas, isto para ficarmos por aqui.

Dizer que nos últimos anos nada foi feito para resolver o problema da habitação social no concelho de Valongo, é inexacto e não é o que se pretendo dizer.

Mas ignorar a existência dos problemas aqui referidos, as reclamações expostas pelos habitantes dos diversos bairros de habitação social do concelho que ao longo dos anos não se cansam de as expor e nos sítios onde devem ser expostas, mas que ao longo dos anos também, vão desesperando por ninguém as resolver.

 Neste mandato autárquico iniciado em Outubro de 2013, é tempo de transmitirmos uma palavra de confiança a todos os que com o seu voto protagonizaram a mudança na gestão autárquica no concelho de Valongo e que dessa mudança, esperam os resultados que não obtiveram ao longo dos últimos anos, que é a solução dos problemas que os afligem.

É tempo de acabar com o tipo de respostas dadas aos utentes das habitações sociais, como as que são dadas dizendo:

O QUE É QUE VOCÊ QUER? ISTO É HABITAÇÃO SOCIAL! Não, a habitação social é isso mesmo, é o recurso para quem dela necessita, mas para viver com a dignidade a que tem direito e não para ser catalogado como cidadão de segunda ou terceira categoria.

Pela parte da CDU, não vamos ficar à espera das eleições de 2017, para badalarmos os problemas da habitação social no concelho.

Honrando o nosso compromisso com a população de Valongo, logo na primeira reunião de Câmara deste mandato realizada em 22/10/2013, a CDU apresentou  uma recomendação para a solução dos problemas que afligem os habitantes dos bairros de habitação social do concelho de Valongo, recomendação essa que foi aprovada por unanimidade. 

Creiam que honraremos os nossos compromissos.


 

Por ADRIANO RIBEIRO

 

 

 

Artigo de Opinião publicado no jornal Verdadeiro Olhar