Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

UM CASO GRAVE

22.09.13

COMPLEXO DESPORTIVO DOS MONTES DA COSTA E CIRCUITO DE MANUTENÇÃO

 

 

Foi recentemente votada por unanimidade do PSD, CDS e PS, na Câmara de Valongo, a alienação do Complexo dos Montes da Costa, espaço público e de propriedade pública, portanto paga pelos contribuintes, que inclui o Circuito de Manutenção e os campos de jogos, bem como o lavadouro público, construído pelos moradores há dezenas de anos, onde nasce o Rio Tinto.

Trata-se de uma operação pouco clara, em que a Câmara compraria o terreno do atual estádio do Ermesinde, dando em troca, além de uma quantia em dinheiro, os terrenos do complexo desportivo dos Montes da Costa, num negócio avaliado em cerca de um milhão de euros…

Não temos nada a ver com os interesses das entidades privadas envolvidas neste negócio - o Ermesinde Sport Clube e uma empresa imobiliária - que no entanto, não deixam de ser muito beneficiadas com o dito negócio. E é claro que se uma empresa imobiliária obtém um terreno, não é para plantar flores…

É legítimo que se procure uma solução para a velha questão do estádio do Ermesinde, que desde sempre é arrendado. Mas não pode ser à custa da alienação de um espaço do domínio público da importância do Complexo Desportivo dos Montes da Costa e da sua destruição como área verde e livre de construções.

O Complexo Desportivo dos Montes da Costa é um espaço público de desporto e de lazer, com grande valor patrimonial e natural. Deve ser recuperado do atual abandono, enriquecido com a plantação de árvores adequadas e mantido, de forma a ser, além de complexo desportivo ao serviço da Juventude e das coletividades locais, um dos parques de proximidade para usufruto da população residente, que defendemos como equipamento indispensável a uma cidade da dimensão e importância de Ermesinde.

Alertamos os moradores dos Montes da Costa para o grande valor do seu Complexo Desportivo e Circuito de Manutenção, uma exceção no concelho de Valongo, e para os prejuízos que lhes acarretará a sua possível destruição.