Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Candidatos da CDU visitam Centro Social de Ermesinde

27.06.13

 

Adriano Ribeiro - Candidato da Presidente da Câmara Municipal de Valongo

César Ferreira - 1º Candidato à Assembleia Municipal

Adelino Soares - Candidato a Presidente da Junta da Freguesia de Ermesinde

 

 

No passado dia 26 de Junho de 2013, uma delegação da CDU visitou o CSE no intuito de se inteirar da situação a nível social do concelho de Valongo, em particular da freguesia de Ermesinde. A delegação composta por Adriano Ribeiro, candidato à Câmara Municipal de Valongo, César Ferreira, candidato à Assembleia Municipal e Adelino Soares, candidato à Junta de Freguesia de Ermesinde, esteve reunida com alguns elementos da direcção do CSE, tendo sido abordados alguns assuntos relacionados com a actividade da instituição.

O presidente do Centro Social, Dr. Henrique Rodrigues, traçou um retracto muito fiel da situação actual, em que a crise financeira do país tem levado a um aumento da procura de apoio por parte das famílias mais carenciadas. Apesar dos cortes generalizados, o CSE tem conseguido manter as actividades e os apoios que foram contratados, não sendo possível aumentar o auxílio prestado devido à inexistência de novos contractos de apoio promovidos pelo Estado. No entanto, destacou a adesão ao Plano /Programa de Emergência Social que possibilitou alargar a capacidade da creche e do lar de idosos, a criação da cantina social e, já no próximo ano lectivo, o fornecimento de refeições (almoços) nas escolas do 1º ciclo do ensino básico de Ermesinde. Referiu que apesar de algumas divergências que possam existir com as propostas da CDU, existem mais pontos comuns que defende e que são reconhecidos pelas relações que têm com os trabalhadores, organizações sindicais e outras instituições. Além disso, referiu que dentro do novo Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), que irá ser implementado nos próximos dois anos, o CSE terá um papel interventivo, sendo uma das duas entidades (a outra é a ADICE) contempladas com a responsabilidade de aplicação no terreno desse programa nas freguesias de Alfena e Ermesinde, em colaboração com o município e o IEFP, no sentido de promover a formação e combater o desemprego.
Por fim, foi feita uma pequena visita guiada às instalações, onde foram referidas alguns dados sobre a instituição e as suas principais valências.