Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Candidatos da CDU visitam o Teatro Amador Susanense (TAS)

28.06.13

 

Adriano Ribeiro _ candidato a Presidente da Câmara

César Ferreira _ 1º candidato à Assembleia Municipal

Luís Vaz _ candidato à Junta de Freguesia de Valongo

 

A seu pedido, uma delegação de candidatos da CDU às próximas eleições autárquicas foi recebida no Teatro Amador Susanense (TAS).
Depois de uma visita guiada às instalações, seguiu-se uma reunião de trabalho, na qual foi dada a conhecer pelos responsáveis pelo TAS um pouco da realidade actual na área cultural no concelho de Valongo e discutidos alguns aspectos relacionados com os apoios que nesse campo são atribuídos.
No caso do TAS, o presidente da direcção e encenador, Vitorino Neves, fez uma breve apresentação histórica da associação, referindo que desde 1982 (ano da fundação) tem levado ao palco vários espectáculos, de diversos dramaturgos, desde Bernardo Santareno a Miguel Torga, tendo participado em diversas iniciativas de apoio a outras instituições ou comunidades, salientando a participação desde o início em todas as edições da Mostra de Teatro Amador do concelho de Valongo.
Para além do teatro, o TAS exerce e promove outras actividades como a dança moderna, jogos tradicionais (malha) e futebol de salão.
O orçamento do TAS, na ordem dos 10 mil euros, provém da exploração do bar, o casual aluguer da sala, mas também dos subsídios recebidos, quer da Câmara Municipal, quer da Junta de Freguesia, no âmbito da comparticipação oferecida pela participação em iniciativas promovidas pelas autarquias. Neste momento, a situação financeira do TAS é estável, sendo os fundos disponíveis criteriosamente geridos - "se se recebe 10, gasta-se apenas 8".
Obviamente que todo o trabalho desempenhado pela direcção e actores é feito por "carolice", sendo os próprios intérpretes associados que contribuem para as deslocações e outras despesas, e os subsídios arrecadados são empregues em benefício da própria associação.
O encontro decorreu de forma cordial, de grande interesse para o conhecimento desta realidade e para a definição pela CDU de algumas estratégias em termos de actuação futura.