Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

CDU alerta para as condições deploráveis existentes no Bairro Municipal 1º Maio - Degradação das habitações municipais confirmam que a Câmara de Valongo não põe um prego no concelho

31.03.12

No passado domingo, dia 25, a CDU, Coligação Democrática Unitária, realizou uma visita ao Bairro Municipal 1º Maio, na freguesia de Campo.
A delegação da CDU, composta, entre outros, pelos eleitos autárquicos Adriano Ribeiro, Manuel Santos e Otília Pinto, constatou o abandono a que a Câmara Municipal de Valongo sujeita os moradores dos bairros municipais. De facto, neste bairro, há fogos completamente degradados por força da humidade e com as tintas das paredes a descascar (ver fotos em anexo), sem que os serviços municipais, no exercício das suas competências e deveres, ajudem a resolver a situação. Aliás, num dos casos, a família abordou a empresa municipal Vallis Habita em Agosto passado (há 7 meses!) e apenas obteve o conselho de passar lixívia nas paredes.
Outro dos problemas identificado foi a ausência de apoio social às famílias mais carenciadas. Segundo foi relatado pelos moradores, apesar de existirem casos de pessoas e famílias com limitações graves e a viver situações socialmente complexas, a resposta de apoio dada pela Câmara Municipal é manifestamente insuficiente.
A acrescentar a este quadro verifica-se ainda a ausência de manutenção e limpeza dos espaços comuns e jardins envolventes ao bairro, com a persistência de montes de lixo em plena via pública.
Importa neste contexto alertar ainda para os valores relativamente altos atualmente cobrados às famílias residentes, que, de acordo com o que foi relatado à CDU, chegam a atingir cerca de 300?. No entanto, caso avance o designado Plano de Saneamento Financeiro aprovado por PSD, CDS e PS na Câmara de Valongo, os valores das rendas podem subir, de forma a fazer crescer, mais uma vez à custa dos mesmos, as receitas da autarquia.
Perante o exposto, que confirma que a Câmara de Valongo não põe um prego no concelho, a CDU irá intervir institucionalmente nos órgãos competentes, nomeadamente na Assembleia Municipal e na Junta de Freguesia de Campo, reclamando da Câmara Municipal de Valongo a assunção de medidas de manutenção das habitações do Bairro 1º de Maio, a par com o necessário reforço da limpeza no espaço público e no apoio social às famílias mais carenciadas.

 

 

 

 

 

A CDU  Coligação Democrática Unitária / Valongo