Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Campo atentos à situação do Centro de Sáude

02.05.11

Os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Campo apresentaram na última sessão deste órgão, realizada no dia 28 de Abril passado, uma proposta relativa ao funcionamento do Centro de Sáude local no que diz respeito às condições do atendimento prestado. Esta proposta, que se transcreve abaixo, foi aprovada por unanimidade.

 

 

Marcação de consulta aberta no Centro de Saúde de Campo

Proposta

 

Se qualquer utente do Centro de Saúde de Campo quiser obter uma consulta aberta na tarde de qualquer dia, e seguindo os critérios definidos por este estabelecimento de saúde para tal fim, terá de respeitar o seguinte: para garantir uma das quatro consultas que normalmente são disponibilizadas, terá de se deslocar às instalações do Centro de Saúde a partir das 5, 6, 7, 8 da manhã e esperar até às duas da tarde para se candidatar a uma das vagas. E mesmo assim não sabe se será atendido, pois corre sempre o risco de, quando lá chegar, já ter à sua frente os quatro «candidatos» e não ter outro remédio senão voltar para casa e tentar novamente no outro dia.

 

Chegado às instalações do Centro de Saúde, se estiver dentro do número de atendimentos que diariamente são disponibilizados, terá de «fiscalizar» os outros candidatos, durante 6, 7 ou 8 horas, até às duas da tarde! A essa hora, então dirige-se ao balcão, faz a marcação e continua a aguardar até ser atendido.

 

Se é o próprio doente a aguentar este «calvário», naquele sacrifício e naquele espaço, a respirar o ar doentio dos outros e os outros a respirar o seu ar doentio, ao fim de tantas horas, estará possivelmente a agravar a sua própria doença ou a agravar a doença dos outros. Se a jornada é cumprida por alguém que o faz para ajudar ou em solidariedade para com o doente, terá de aguentar com os prejuízos pessoais que tão longa espera advêm.

 

Não seria possível, a partir das 8 horas da manhã, hora a que abrem as portas do Centro de Saúde, e desde que os utentes se dirigissem ao balcão identificando-se pela ordem de chegada, se tomasse nota e se classificassem por ordem os respectivos «candidatos» à consulta? E que, após isso, os mesmos fossem dispensados da sua permanência no  Centro de Saúde até à hora da marcação, seja ela a que hora for? Ou retirar um ticket para marcar a vez? Ou então rentabilizar a presença dos seguranças ali de serviço para fazer tal registo?

 

Um vasto conjunto de dificuldades e argumentos existirão por certo, para um não menos vasto conjunto de soluções.

 

Por isso mesmo, os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Campo propõem:

 

- Que seja requerida por esta Assembleia de Freguesia uma reunião com a Exma. Coordenadora do Centro de Saúde de Campo, com a finalidade de lhe ser exposta esta questão e estudada uma solução para o problema.

 

- Que, a ser aprovada esta proposta e aceite o pedido de reunião, seja constituída uma comissão desta Assembleia, composta por um representante de cada força política nela representada, juntamente com um elemento do Executivo, para participar na referida reunião.

 

- Que a referida reunião seja também uma oportunidade para esta Assembleia conhecer de forma mais aprofundada a situação do Centro de Saúde de Campo.

 

Os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Campo,

Campo, 28 de Abril de 2011