Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

AFE 29 de Abril - Antes da Ordem do Dia - Situação do Associativismo em Ermesinde

30.04.11

Recomendação


As dificuldades económicas e sociais por que o país passa têm tido repercussões em muitos segmentos da sociedade portuguesa, quer no plano das famílias, quer no plano das instituições. A situação difícil que o associativismo de base local atravessa é um bom exemplo disto mesmo, sendo que a freguesia de Ermesinde não é, neste plano, excepção.

Considere-se, por exemplo, a situação do CPN, uma histórica colectividade da freguesia e do concelho, presentemente em luta pela sua sobrevivência e pela continuidade das modalidades que tantos atletas envolvem e em que tantos sucessos têm sido alcançados. E o que acontece no CPN acontece também no Ermesinde SC ou noutras associações, que, sendo eventualmente mais pequenas, detêm igualmente um papel relevante na vida cultural, recreativa e desportiva da freguesia.

Sabemos que a Junta de Freguesia de Ermesinde tem feito um esforço para apoiar as colectividades da freguesia, designadamente o CPN, quer através dos subsídios anuais, quer através de apoios esporádicos à realização de iniciativas, quer ainda através de apoio institucional.

Nesta altura de intensificação dos problemas sociais e económicos, e em que a importância do tecido associativo adquire uma relevância ainda maior, quer em termos do cumprimentos das respectivas funções culturais, recreativas e desportivas, quer mesmo em termos de emprego e dinamização económica, e tendo em conta o facto de este tecido associativo substituir as mais das vezes as atribuições do Estado, é oportuno estudar soluções para o seu apoio e reforço.

Neste sentido, a Assembleia de Freguesia de Ermesinde, reunida a 29 de Abril de 2011, recomenda ao Executivo da Junta que:

- Prossiga e, se possível, reforce o apoio financeiro e logístico às associações culturais, recreativas e desportivas da freguesia, tendo em conta a situação difícil por que muitas passam e o papel de grande relevância que as mesmas desempenham no quotidiano de milhares de Ermesindenses;

- Interceda junto da Câmara Municipal de Valongo no sentido de acelerar o processo de assinatura e concretização dos contratos-programa de apoio às colectividades do concelho e, bem assim, de sensibilizar a edilidade para a importância do reforço do apoio ao tecido associativo concelhio nesta altura de grandes dificuldades, mas também de grandes desafios e em que todos os agentes sociais e instituições são indispensáveis.

  

Ermesinde, 29 de Abril de 2011