Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Jantar comemorativo do 90 º aniversário do PCP - intervenção da Comissão Concelhia de Valongo do PCP

14.03.11

Camaradas e Amigos:

 

É com especial satisfação que comemoramos o 90.º aniversário do nosso Partido.

 

Assinalamos este aniversário orgulhosos no nosso passado e património de luta, mas, sobretudo, com os olhos postos no futuro e nas elevadas responsabilidades que temos na persecução da defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo português.

 

A actualidade é caracterizada pela crise do Capitalismo. A resposta das classes dominantes a esta crise, como a outras, é a intensificação da exploração dos trabalhadores .

As consequências directas desta opção estão aí: baixos salários e roubo dos salários, salários não pagos, precariedade, encerramento de escolas, encerramento de centros e postos de saúde, encerramento de esquadras, privatização dos transportes públicos, alta constante do custo de vida, entre muitas outras.

A realidade do concelho de Valongo não é diferente. O desemprego aumenta, à medida que os sectores produtivos da economia local vão sendo destruídos, os serviços públicos degradam-se, ora pela demissão da Administração Central, ora pela entrega a privados de importantes áreas da intervenção da Autarquia.

 

A especulação imobiliária e a construção desenfreada fizeram do concelho um dos que mais prédios vazios ostenta e um dos que maior percentagem de famílias endividadas possui. Muitas estão em dificuldades, sobrecarregando as instituições sociais, que fazem o que podem para substituir um Estado que, de dia para dia, se demite das suas responsabilidades. Desemprego, endividamento, aumento do custo de vida (da alimentação, dos transportes, com a introdução de portagens…), também no concelho de Valongo se sentem as consequências da crise do capitalismo.

 

 

Camaradas e Amigos:

 

Pensamos que é justo valorizar o esforço feito para reforçar a Organização de Valongo do PCP.

No passado mês de Dezembro, realizámos a 8ª Assembleia da Organização concelhia. Durante a sua preparação, fizemos a discussão das dificuldades mais sentidas no nosso trabalho e assumimos medidas para tornar o PCP, também em Valongo, mais forte.

Foram eleitas comissões de freguesia nas cinco freguesias do concelho. Mesmo em Sobrado, onde o PCP tem, historicamente, mais dificuldades em penetrar, há agora uma comissão de freguesia.

 

Na nova Comissão Concelhia eleita participam alguns camaradas pela primeira vez. Há mais camaradas a assumir tarefas e a levar o Partido em frente.

 

Mas ainda há - há sempre! – muito para fazer. Temos muitas potencialidades por desenvolver. Há muitas lutas por travar e muita gente para recrutar!

 

Cada militante e amigo do Partido tem o dever de procurar dar um bocadinho mais do seu tempo e esforço ao colectivo partidário. O Partido somos todos nós. Em Valongo, a capacidade de intervenção do Partido depende de nós e nossa entrega aos nobres ideais da luta por uma sociedade mais justa, sem exploradores nem explorados.

 

 

 

 

Camaradas e Amigos:

 

Termino esta intervenção com uma saudação especial da Comissão Concelhia de Valongo do PCP a todos os presentes, que fizeram deste jantar a mais participada iniciativa de aniversário do Partido feita em Valongo em muitos anos.

Afinal, ao contrário daquilo que os comentadores e os patrões das televisões e dos jornais querem fazer crer, os comunistas portugueses não apenas resistem, como crescem e avançam!

 

Vivam os trabalhadores e o povo português!

Viva o Partido Comunista Português!

 

Viva o ideal comunista!