Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Centros de Saúde de Alfena e Campo: uma realidade cada vez mais distante

14.02.11

Transcreve-se abaixo o texto de opinião que Adriano Ribeiro, eleito da CDU na Assembleia Municipal de Valongo, publica na última edição do "Jornal Novo de Valongo".

 

 

Centros de Saúde de Alfena e Campo: uma realidade cada vez mais distante

 

No dia 2 de Agosto de 2010, na posse do terreno destinado a um futuro Centro de Saúde, o Secretário de Estado da Saúde, para satisfação de todos os presentes no salão da Junta de Freguesia de Campo, assumiu publicamente o compromisso de iniciar as obras do mesmo em meados de 2011, com conclusão prevista no ano de 2012.

Para além desta importante promessa, e com a inscrição de verba no PIDDAC de 2010 relativa ao futuro Centro de Saúde de Alfena, era de contar com um significativo avanço para a construção destes dois grandes anseios das populações destas duas freguesias.

Só que há indícios de que tudo não passará de fumo sem fogo.

Porque há grandes rumores de que, no que toca ao Centro de Saúde de Campo, o aparato não terá passado de uma jogada partidária interna.

O convite afixado no Centro de Saúde e dirigido aos residentes em Campo para se irem inscrever a outras freguesias, mesmo fora do Concelho, para terem médico de família, não será um prenúncio de fuga aos compromissos assumidos?

É que um dos principais argumentos em defesa da possibilidade da construção do Centro de Saúde de Campo e Alfena era o de que, por divergências entre o Governo e a Câmara do Porto na construção do Centro Materno Infantil do Norte, haveria lugar à sobra de dinheiro para Campo e Alfena.

Mas esse argumento já caiu, porque Câmara do Porto e Governo já se entenderam!

E agora, como é?

Com o desaparecimento, no PIDDAC de 2011, da verba que existia em 2010, tudo indica que, para além de Campo, também o Centro de Saúde de Alfena já era.

Gostaríamos de estar enganados, mas, ao que tudo indica...

 

PSD manifesta na Assembleia Municipal de Valongo falsa preocupação, pela frustração que o próprio Partido, lado a lado com o Governo, também ajudou a criar - e por isso o torna tão responsável como o PS


Numa moção apresentada na Assembleia Municipal de Valongo, o PSD afirma ter descoberto no PIDDAC para 2011 que, para os Centros de Saúde de Campo e Alfena, não estão inscritas quaisquer verbas; por esse facto, aquele Partido apresentou uma Moção de protesto. Moção de protesto essa que a CDU votou a favor, apesar das contradições do PSD.

Porque o PSD não diz que, ao reparar que em PIDDAC não estavam inscritas tais verbas, tinha toda a possibilidade, dever e obrigação de propor, através dos seus deputados na Assembleia da República, que tais verbas fossem inscritas. Porque, se o fizessem, contariam de certeza absoluta com o apoio do PCP.

Só que o PSD, para além de não apresentar proposta nenhuma para a inscrição de verbas para os Centros de Saúde de Campo e Alfena, ainda por cima votou contra as propostas que o PCP apresentou para que os Centros de Saúde de Campo e Alfena fossem construídos.