Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Requerimento - Instalação de Supermercado

23.06.17

Já circula nos órgãos da comunicação social, que o grupo de hipermercados espanhol, Mercadona, vai instalar-se em Valongo.

Precisaríamos de saber, se a Câmara Municipal de Valongo recebeu algum pedido de apreciação para a instalação desta superfície comercial e em que Freguesia do Concelho.

Se sim, qual a Freguesia e local e se vai haver discussão pública sobre o impacto ambiental.

Valongo, 18 de Maio de 2017

VISITA DE CANDIDATOS CDU AO BAIRRO DO CALVÁRIO EM VALONGO

22.06.17

No passado dia 6 de Junho foi feita uma visita ao Bairro do Calvário. A comitiva integrava o vereador da CDU na Câmara Municipal e o candidato à Junta de Freguesia de Valongo.

Na visita foram franqueadas as portas de diversos moradores, para que fosse possível verificarmos diversos problemas que há longo tempo fora reclamada a sua solução, mas sem resultado.

Do relatório dessa visita, que apresentaremos em reunião de Câmara, constarão a falta de medidas urgentes, para eliminar o grande problema que é a descarga de porcaria que as pombas espalham pelas caleiras e à volta das casas e até nas escadarias do interior, no acesso às próprias habitações.

O desleixo que campeia nalgumas portas de entrada comuns, (cargo da Vallis Habita) onde faltam simples fechaduras que resolveriam o problema,

A existência de humidades dentro das habitações, resultante do entupimento de condutas de águas pluviais do exterior.

A falta de acesso dos moradores, aos seus próprios contadores de gás no exterior dos edifícios.

Balneários de apoio a espaços desportivos ao abandono e na mais completa bandalheira, a permitir que ali campeie livremente a imundície. A utilização dos holofotes nesses espaços sem controlo e à vontade de cada um.

Ruas como a de Ramalho Ortigão, que com todos aqueles remendos mal cavacados e toda esburacada que mais parece um queijo suíço podre, a oferecer perigo a quem a pé por aquela rua transita, uma vez que está sujeita a que o cascalho saído dos buracos e pela rua espalhado, possa ser projectado contra as pessoas, pelos pneus de qualquer veículo que por ali circule.

A CONTRASTAR COM A FALTA DE RESPOSTA DA CÂMARA E DA VALLIS HABITA

O ZELO DOS MORADORES NO INTERIOR DAS SUAS HABITAÇÕES

 

A contrariar uma certa ideia que se pretende espalhar, de que os habitantes dos Bairros de Habitação Social não têm zelo pelas suas habitações, pudemos verificar com os nossos próprios olhos, o brio daqueles que nos abriram as portas, que faziam mesmo questão em que reparássemos no seu empenho em zelar a sua habitação.

E todos no mesmo sentido comentavam: Que  a Câmara e a Vallis Habita, que cumprissem com as suas obrigações, como eles cumpriam com as deles..

 

PODEM CONFIAR  NA CDU, PORQUE TAMBÉM A CDU CUMPRE E CUMPRIRÁ COM A SUA OBRIGAÇÃO

CIRCULAÇÃO DE TRÂNSITO NA RUA DE STA. CECÍLIA

22.06.17

RECOMENDAÇÃO APRESENTADA PELO VEREADOR DA CDU NA CÂMARA DE VALONGO.

 

Em Campo, entre o cruzamento da Rua Antero de Quental, com a Rua de Sta. Cecília e entre este cruzamento e o final da Rua de Sta. Luzia, apenas pode circular uma viatura, mal cabendo ao mesmo tempo, a passagem de um peão, o que a acontecer, terá de ser feito com extremo cuidado e velocidade extraordinariamente reduzida.

Por outro lado, no referido cruzamento já diversos acidentes aconteceram e se mais não ocorreram, deve-se ao cuidado da maioria dos condutores que, responsavelmente, aquele local atravessam.

Independentemente de uma melhor apreciação por parte dos serviços técnicos sobre o local.

Recomendamos que o transito no local referido, se efectue apenas num sentido: o cruzamento da Rua Antero de Quental, com a Rua de Sta. Cecília para o final da rua de Sta Luzia.

E que seja sentido proibido, do final da R. de Sta. Luzia, para o cruzamento da Rua Antero de Quental, com a Rua de Sta. Cecília.

 

Valongo, 18 de Maio de 2017

Será a Junta de Freguesia de Ermesinde uma agência de empregos?

03.06.17

Fomos surpreendidos no dia 1 de Junho, com um despacho do Presidente da Junta de Ermesinde o qual deliberava a atribuição de mais um meio tempo (leia-se mais um salário) a um membro do executivo. A surpresa é tanta, pois, como se sabe, estamos a quatro meses de fim de mandato e já em campanha eleitoral.

Diz a lei das autarquias locais que o presidente da junta pode exercer o mandato a tempo inteiro com direito a um vencimento. Diz também a lei que o presidente, por sua deliberação, pode atribuir mais dois meios tempos a outros membros do executivo. Tendo esta deliberação de ter cabimento orçamental, ou seja, 12% das receitas orçadas.

No entanto, a CDU e os Ermesindenses o que querem ver respondido é:

  • O porquê de, agora, a quatro meses das eleições autárquicas, o presidente da junta Luís Ramalho necessita de usar mais de 21 mil euros do orçamento para pagar salários a membros do executivo?
  • Quais as funções e tarefas que estes elementos vão executar?
  • Só agora, e no fim do mandato, é que o presidente da junta reconhece que não consegue exercer na plenitude o seu mandato e recorre à contratação de mais uma “assessora”?

Não discutimos para já a legalidade do ato, mas consideramos que esta deliberação é injusta e imoral. Os dinheiros de uma junta de freguesia têm que ter outras prioridades. As necessidades da cidade e dos seus habitantes são outras.
Exigimos mais respeito pela utilização dos dinheiros públicos.

 
 

Pág. 2/2