Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Notas sobre a visita do Deputado Jorge Machado ao concelho de Valongo

21.10.10

Na passada 2ª Feira, dia 18 de Outubro, o Deputado do PCP na Assembleia da República eleito pelo círculo do Porto, Jorge Machado, esteve no concelho de Valongo, para um Mandato Aberto sobre questões sociais.

 

O Mandato Aberto incluiu uma visita à Unidade de Saúde de Familiar de Alfena e um contacto com responsáveis, uma visita ao Centro Social Paroquial de Alfena, seguida de reunião com o pároco local, e uma visita às instalações da Segurança Social em Ermesinde. Depois deste périplo, Jorge Machado fez uma breve declaração aos órgãos de comunicação social, apresentando os resultados do Mandato Aberto e as propostas de intervenção que, sobre os assuntos abordados, o PCP fará na Assembleia da República.

 

Na Unidade de Saúde Familiar de Alfena, a comitiva do PCP, liderada por Jorge Machado, visitou as instalações e conversou com um representante da Coordenadora da Unidade. Não há, nesta Unidade de Saúde, utentes a descoberto; no entanto, não são admitidos mais utentes, na medida em que se trata de uma Unidade Familiar. Novos utentes, em número considerável, têm que recorrer ao Centro de Saúde de Ermesinde (Bela). Para aumentar a oferta, teriam que ser admitidos mais médicos. Quanto às instalações, não são as adequadas para um Centro de Saúde. As instalações onde funciona esta Unidade são compostas por quartos do lar de idosos cedidos pelo Centro Social Paroquial. Funciona em dois pisos, sendo que o piso superior (onde funcionam os consultórios) não tem acesso através de elevador.

 

A Junta e a Câmara de Valongo tem afirmado já haver terreno para um novo Centro de Saúde em Alfena, mas sabe-se que o processo está dependente da conclusão da revisão do PDM. Quanto às verbas para a construção do novo Centro de Saúde nesta freguesia, foram inscritas no Orçamento de Estado (em PIDDAC) nos anos de 2009 e 2010, mas desapareceram na proposta para 2011. O PS, entretanto, "tapa o sol com a peneira": numa Assembleia Municipal realizada em Alfena, "para Alfenense ver", a proposta de passagem de Alfena a Cidade, mas depois elimina a possibilidade de se avançar com o desenvolvimento da freguesia naquela que é uma das dimensões mais importantes da qualidade de vida dos residentes, a saúde. Incrível!

 

Na discussão do Orçamento, o PCP apresentará na Assembleia da República uma proposta para a inclusão de verbas tendentes à construção do novo Centro de Saúde de Alfena.

 

No Centro Social Paroquial de Alfena, ficámos a conhecer as actividades e instalações da instituição e, em contacto com o Padre Carneiro, tivemos indicação do que tem sido o agravamento, devido à crise e ao aumento do desemprego, das dificuldades que muitas famílias têm revelado para cumprir com as suas comparticipações monetárias. Trata-se de uma realidade que se agravará se for aprovada a proposta de Orçamento do PS presentemente em discussão. Conhecendo realidades como esta, não poderia nunca o PCP deixar de se bater contra estas medidas e por uma mudança de rumo na política nacional, em favor dos trabalhadores e dos mais pobres.

 

Finalmente, nas instalações da Segurança Social em Ermesinde, fomos recebidos por responsáveis locais da instituição. Os responsáveis foram unânimes em afirmar que estas instalações não cumprem os mínimos exigidos para o atendimento dos utentes: instalações exíguas, sem instalações sanitárias para os visitantes (para os funcionárias são precárias), sala de espera pequena, utentes são atendidos sem o mínimo de sigilo.

 

Os responsáveis locais da Segurança Social já fizeram várias diligências junto da Câmara Municipal de Valongo, para que fossem encontradas outras instalações, tanto para Ermesinde como para Valongo, freguesia onde as instalações também são bastantes precárias (a sala de espera é nas escadas...). Segundo os nossos interlocutores, a Câmara não deu sequer resposta aos ofícios. E o Edifício Faria Sampaio, em Ermesinde, construído com verbas públicas, continua às moscas...

 

Sobre este assunto, a CDU já tomou posição na Assembleia de Freguesia de Ermesinde, através da apresentação de uma recomendação (ver aqui). Agora, na Assembleia da República, o PCP, por intermédio de Jorge Machado, vai redigir um requerimento ao Ministério do Trabalho a pedir esclarecimentos sobre a situação precária das instalações de Ermesinde e de Valongo da Segurança Social.