Informação CDU Campo (4)
Antes que seja tarde demais…
CDU leva problema da Ponte dos Arcos até à Câmara Municipal
Atenta aos problemas do património histórico e edificado da freguesia, a CDU levou ao conhecimento da Câmara Municipal de Valongo, através do seu eleito na Assembleia Municipal, Adriano Ribeiro, a situação e necessidade de intervenção urgente na conhecida Ponte dos Arcos, em Campo. A recomendação apresentada, que abaixo se resume, foi aprovada por unanimidade.
“Desde tempos imemoriais, existe na freguesia de Campo um aqueduto a que o povo sempre chamou – e chama – a ‘Ponte dos Arcos’.
(…) A Ponte chegou até fins dos anos 60, princípios dos anos 70 do século vinte, cumprindo uma importante função social – levar a água aos campos que dela precisavam, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma terra que muito dependente estava do rio.
Mas é quase sempre assim: apesar da sua grande importância e do contributo que deu à sua terra, hoje já pouca gente da sua terra lhe dá importância alguma.
Ameaça iminente de ruir, perigo permanente para quem, ainda a pé e transgredindo, se atreve a atravessá-la, desleixo e abandono daquilo que qualquer simples aldeia, vila ou cidade normalmente se orgulharia: é o estado a que lamentavelmente tem sido deixada a Ponte dos Arcos, na Freguesia de Campo.
Nesta abordagem sobre a vida e a perspectiva de ameaça de morte da Ponte dos Arcos, em nome da CDU e nesta Assembleia Municipal, faço aqui um apelo e recomendação.
Que o pelouro que superintende o património histórico tome as medidas necessárias junto do Governo e do Ministério respectivo para a classificação adequada daquele imóvel histórico e faça o que estiver ao seu alcance para evitar a ruína e até mesmo a tragédia, que, quanto a nós, pode estar iminente – antes que seja tarde demais”.