Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Assembleia de Freguesia de Ermesinde: CDU cumpre o que prometeu, questionando o Presidente da Junta sobre o cumprimento do Orçamento e Plano de Actividades para 2010

03.07.10

Numa Assembleia de Freguesia que ficou negativamente marcada pela forte polémica em torno das Actas das reuniões anteriores - polémica que em nada dignificou a Assembleia, antes pelo contrário, envolvendo em cenas menos próprias os representantes da Coragem de Mudar, do PSD e a Mesa da Assembleia de Freguesia -, a CDU aproveitou para cumprir o que prometeu, questionando o Presidente da Junta sobre diversos tópicos relativos ao Orçamento e Plano de Actividades para 2010.

 

Sobre o Orçamento Participativo (ver, sobre este assunto, o que foi dito aquando da discussão do Orçamento e Plano de Actividades para 2010), o eleito da CDU perguntou o que estava a ser feito para execução desta medida e pediu à Junta que procedesse à divulgação da mesma. O Presidente do Executivo afirmou que o assunto estava a avançar, que a publicidade iria ser reforçada e que iria ser distribuído brevemente à população, por correio, um questionário pedindo contribuições para o Orçamento. Uma versão preliminar deste documento foi fornecida aos membros da Assembleia de Freguesia.

 

Sobre o "ninho de empresas", medida também prevista no Plano de Actividades para 2010, que a Junta disse pretender criar no antigo edifício-sede, o Presidente do Executivo afirmou que iriam elaborar em breve uma versão preliminar de regulamento deste espaço e que iriam começar também em breve as obras de adaptação do antigo edifício-sede.

 

Já sobre a plantação de árvores, o eleito da CDU pediu a localização prevista das árvores a plantar, de forma a que CDU possa contribuir com indicações relevantes para o sucesso da iniciativa. O Presidente da Junta respondeu que ainda não havia decisões quanto a este assunto, mas que informaria a CDU das decisões que viessem a ser tomadas.

 

Sobre o Mercado de Ermesinde, a CDU sublinhou as notícias recentemente vindas a público sobre a reconversão deste espaço e recomendou ao Presidente da Junta que:

1) Acompanhasse permanentemente este processo e que informasse a Assembleia de Freguesia dos avanços alcançados;

2) Defendesse a centralidade das valências de Feira e Mercado naquele espaço, não obstante outras utilizações potenciais;

3) Ouvisse os comerciantes e feirantes e servisse de interlocutor entre estes e a Câmara, de forma a garantir a sua participação no processo.

O Presidente da Junta declarou que teria em consideração as recomendações da CDU.

 

A CDU pediu ainda informações sobre a situação da Fábrica de Sá, cujo estado de degradação representa um perigo para peões e veículos. O Presidente da Junta afirmou ter pedido já esclarecimentos sobre este assunto à Câmara, estando em curso diligências para minorar o problema.

 

Aproveitando a referência à Fábrica de Sá, o eleito da CDU referiu-se ainda aos terrenos da envolvente, que este ano foram utilizados para acolher equipamentos das Festas de Santa Rita. Aproveitando para fazer um balanço positivo do papel da Junta na organização destas Festas, o eleito da CDU pediu à Junta que estivesse atenta à evolução da situação urbanística dos ditos terrenos, pois, caso houvesse construção, entre outras coisas, deixaria de ser possível acomodar naquele espaço equipamentos das Festas da Santa Rita. O eleito da CDU pediu mesmo que ficasse registada em acta a sugestão de que a Junta defenda a transformação daquele espaço, em sede de PDM, em espaço de equipamento, impedindo a densificação de uma zona da cidade já muito construída. O Presidente da Junta afirmou que a Câmara não teria recursos para comprar aquele terreno, dizendo ainda que se trata de uma área "muito apetecível" e que há já um pedido de informação prévia para instalação de "serviços" naquele local. Mais um negócio urbanístico em pleno centro de Ermesinde?

3 comentários

Comentar post