Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Assembleia de Freguesia de Ermesinde: Aprovada moção proposta pela CDU sobre o Ensino Pré-Escolar na freguesia e no concelho

03.07.10

Um dos pontos da Ordem do Dia da última Assembleia de Freguesia de Ermesinde, realizada no dia 29 de Junho, consistiu na discussão e aprovação de uma Moção proposta pela CDU relativa à situação do Ensino Pré-Escolar no concelho, uma Moção que se debruçava, em particular, sobre a injusta contribuição financeira mensal que os pais dos alunos deste nível de ensino têm de suportar e sobre a necessidade de cumprimento dos preceitos da Carta Educativa concelhia.

 

Depois de muita adiada, a discussão do texto desta Moção (ver aqui) teve finalmente lugar. O eleito da CDU procedeu a uma breve apresentação da Moção, tendo depois um eleito do PSD lido uma declaração em que se propunha a introdução de diversas alterações, as quais, mantendo a estrutura e tópicos fundamentais da proposta da CDU, retiravam do texto a aprovar todas as referências às entidades responsáveis pelos problemas - Ministério da Educação e, sobretudo, Câmara Municipal. Contestando a visão apresentada pelo eleito do PSD - que acusou de ser a dos que querem que "a culpa morra solteira", estratégia típica dos "representantes do Bloco Central" -, o eleito da CDU reafirmou a necessidade de manter as referências às entidades responsáveis pela resolução dos problema existentes, sob pena de retirar da Moção as consequências desejadas. Depois de um impasse, e para que alguma deliberação da Assembleia de Freguesia acontecesse, uma versão alterada da Moção haveria de ser aprovada por unanimidade. O texto final da Moção, que apresentaremos logo que possível, altera os 3.º e 4.º parágrafos do texto proposto pela CDU, retira o último considerando e acrescenta uma nova deliberação, que afirma que a Moção deve ser enviada para a Câmara Municipal e para o Ministério da Educação para que estas entidades assumam a sua responsabilidade.