Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

JFE - Declaração de Voto – Contas de Gerência

28.04.10

A CDU não põe em causa a correcção em termos financeiros das contas de gerência da Junta de Freguesia de Ermesinde referentes ao ano de 2009. Na nossa opinião, porém, a votação de um documento deste teor deve traduzir uma avaliação do trabalho desenvolvido durante o ano a que se reporta.

Em 2009, a CDU fazia parte do Executivo, tendo votado contra o Orçamento/Plano de Actividades para esse ano, não obstante o documento contemplar algumas das propostas do seu programa eleitoral. Para alguns, tal opção pareceu ser uma atitude irresponsável e populista; hoje, a análise das contas de gerência deixa claro que a opção por nós tomada foi a mais correcta.

Da gestão do PSD em 2009, salienta-se que a execução se quedou nuns residuais 7,4% em termos de despesas de capital (7% em investimentos). Apenas nas despesas correntes foi executado o planificado.

Este tipo de gestão, como a que foi levada a cabo em 2009, está longe daquilo que a CDU acha que deve ser a gestão de uma Junta. Como é possível que, em ano de grave crise económica e social, nem a pequena verba destinada às ajudas pontuais às famílias tenha sido gasta? Como se compreende que, após tantas queixas de que a conclusão do orçamento comprometia as actividades da Junta, se tenha verificado no período do mandato anterior apenas um diminuição de 20% do capital da Junta? Afinal, era este o comprometimento das contas?

Um outro aspecto que nos preocupa é o uso abusivo dos Programas de Ocupação. Não é de todo correcto que haja mais trabalhadores nestas condições do que aqueles que estão em situação estável. Nem se compreende que haja tantos trabalhadores a contrato como aqueles que estão nos quadros. A estabilidade dos vínculos contratuais é condição de uma maior sustentação e qualificação do trabalho da Junta. Se não, vejamos: quem nesta sala se sentiria motivado a investir decididamente no seu trabalho se visse a continuidade e estabilidade da sua execução permanentemente posta em causa?

Esta são as grandes razões por que votamos contra as contas de gerência de 2009 da Junta de Freguesia de Ermesinde.

A CDU/Ermesinde

21 de Abril de 2009