Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Programa Municipal da CDU

08.10.09

Terminamos a publicação dos resumos dos nossos programas para os próximos quatro anos autárquicos no concelho de Valongo com a publicação de um resumo do nosso programa municipal.

 

É uma última oportunidade de mais pessoas ficarem a conhecer o nosso projecto e as nossas propostas concretas para o desenvolvimento do concelho.

 

Temos projecto, temos propostas, temos honestidade, competência e muita vontade de trabalhar. Só nos fica a faltar o seu voto. Domingo, dia 11 de Outubro, VOTE CDU!

 

 

CDU
A mudança faz-se com quem trabalha!
 
A CDU apresenta-se às eleições autárquicas do próximo dia 11 de Outubro com trabalho feito no concelho de Valongo. Trabalho que deixou marca quando estivemos representados na Vereação e trabalho que deixa marca no mandato que agora finda, através da vasta intervenção desenvolvida na Assembleia Municipal.
Com o projecto autárquico de Fernando Melo esgotado e as forças políticas que se apresentam como candidatas ao poder presas a projectos pessoais, a CDU é a alternativa de que o concelho de Valongo precisa. É tempo de mudar. Mas desiludam-se todos os que pensam que a mudança pode realizar-se sem aqueles que realmente trabalham. Com a CDU na Câmara, os Valonguenses sabem que terão quem nela os represente com competência, honestidade e, acima de tudo, muito trabalho.
Como à nossa vontade de trabalho estão associadas ideias para melhorar a vida dos Valonguenses e solucionar os seus problemas, são estes os nossos compromissos fundamentais.
 
Uma Câmara Municipal eficiente, democrática e ao serviço dos munícipes
 
Abriremos a Câmara Municipal aos Valonguenses, promovendo a transparência de todas as acções do executivo e envolvendo a população nos processos de tomada de decisão camarários
- Daremos início ao processo de elaboração de orçamentos participativos na Câmara de Valongo, através dos quais a população poderá ser ouvida e contribuir para o ajustamento dos investimentos municipais às suas efectivas aspirações.
- Apostaremos na valorização e melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores da autarquia.
 
Um concelho com qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável
 
Actuaremos no sentido da despoluição dos Rios Leça e Ferreira, com identificação das fontes poluidoras, na recuperação das suas margens e na criação de percursos pedestres e ciclovias junto a elas; recuperaremos as muitas linhas de água que atravessam o concelho.
A criação do Parque Natural das Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores e Banjas, proposta por diversas vezes na Assembleia da República pelo PCP, será uma exigência de que não abdicaremos.
Avançaremos para a criação de um horto para a flora selvagem.
- Criaremos uma rede municipal de parques de proximidade, sobretudo junto dos novos empreendimentos urbanísticos, e construiremos mais jardins, apostando ainda na arborização das estradas municipais, ruas e avenidas em todo o concelho.
 
Um Concelho territorialmente equilibrado, com maior articulação entre freguesias
 
A aproximação entre freguesias e a coesão territorial terá a atenção devida. Organizaremos uma rede de transportes capaz de garantir eficazmente a mobilidade da população dentro concelho.
Melhoraremos e, nalguns casos, avançaremos para a construção de vias estruturantes que liguem as freguesias.
- Defenderemos a descentralização de alguns serviços camarários, com distribuição dos mesmos por todas as freguesias.
 
Um Concelho socialmente coeso
 
Desenvolveremos um projecto de requalificação de toda a habitação social do concelho. À intervenção no edificado e nos espaços comuns somaremos uma intervenção de âmbito social, de forma a proporcionar um acompanhamento permanente, com técnicos preparados, às famílias que residem nestes espaços habitacionais. Procuraremos garantir ainda que todos estes espaços sejam servidos por transportes públicos, de forma a romper com o seu isolamento.
Reforçaremos a intervenção dos serviços de acção social da Câmara.
 
Um Concelho com qualidade urbana e que rejeita a depredação do território pelo betão
 
Asseguraremos o cumprimento rigoroso do PDM e a introdução de medidas para o seu melhoramento e acompanhamento da sua execução.
- Avançaremos com uma moratória para, em alguns casos e freguesias, suspender determinados licenciamentos enquanto a revisão do PDM não estiver concluída. A conclusão da revisão do PDM, que está em curso há mais de seis anos, tendo sido adiada uma vez mais para o próximo mandato, será uma prioridade.
 
Um Concelho economicamente dinâmico e criador de emprego
 
Continuaremos a desenvolver as Zonas Industriais de Campo, Alfena e Sobrado, procurando atrair atraindo mais empresas ao concelho.
Nos principais centros urbanos, apostaremos no fomento do comércio, em particular do pequeno comércio. Criaremos uma linha de apoio ao comércio local, interligando-a com o objectivo mais vasto de dinamização das áreas centrais das freguesias, designadamente através de actividades lúdicas e culturais.
Dinamizaremos as feiras e mercados locais, designadamente através da sua requalificação e, nalguns casos, da sua relocalização, sempre em diálogo com as partes interessadas, comerciantes e população. Esta dinamização será ainda articulada com medidas de promoção da agricultura familiar e de uma rede de escoamento dos produtos dela originários.
 
Um Concelho com serviços públicos eficientes e tarifas justas
 
- Com a CDU, a água é pública: defenderemos a rescisão do contrato entre a Câmara e as Águas de Valongo, com a consequente redução das tarifas e eliminação de taxas injustificadas e abusivas.
Apostaremos no melhoramento da qualidade da rede de saneamento e na construção de novas ETARs, para além da promoção do correcto funcionamento das ETARs de Ermesinde e Campo.
- Reveremos o contrato de concessão dos parques de estacionamento e parquímetros.
 
Um Concelho mais seguro
 
Exigiremos o aumento de efectivos e a melhoria das condições de trabalho das forças de segurança no concelho.
Bater-nos-emos pelo aumento dos efectivos afectos, no concelho, à iniciativa Escola Segura.
 
Um Concelho que valoriza a saúde dos que nele vive
 
- Defenderemos a construção de novos centros de saúde em Campo e Alfena, bem como a construção de um novo hospital público, cuja carência é sustentada pelos serviços oficiais.
 
Um Concelho que promove o desporto e a cultura
 
Constituiremos um plano de acção para a cultura e o lazer assente nos princípios de democracia, participação e envolvimento popular.
- Reforçaremos o apoio às associações e colectividades e apostaremos no seu envolvimento na política cultural autárquica, de acordo com um plano e exigências de transparência nos apoios a distribuir.
- Apostaremos na formação de públicos e no trabalho junto das escolas, promovendo actividades extra-curriculares vocacionadas para a criação artística e para o reforço da ligação das crianças e jovens ao seu concelho.
Rentabilizaremos os centros culturais, através da promoção do seu funcionamento em rede, da sua abertura às populações, às associações e às escolas e da sua transformação em centros cívicos e de produção da cultura feita para e pelos habitantes.
Elaboraremos ainda a carta desportiva concelhia, documento fundamental para conhecer a realidade do concelho neste domínio e as necessidades a suprir.
Reviremos a atribuição de subsídios, no sentido de uma maior clareza e participação das colectividades. Procuraremos ainda disponibilizar aos clubes apoio administrativo e jurídico, quer para a defesa dos seus direitos enquanto instituições de utilidade pública, quer para apoiá-los no recurso a apoios financeiros que são disponibilizados a nível nacional e europeu.
- Apostaremos em modalidades desportivas que contribuam para a humanização do vasto património ambiental do concelho, ajudando a sua defesa e preservação.
 
Um Concelho que aposta no apoio aos mais novos e na qualificação
 
Criaremos uma rede pública municipal de creches e infantários e promoveremos o alargamento da cobertura de ATLs.
Reforçaremos o investimento nas bibliotecas escolares, em articulação com a Biblioteca Municipal, designadamente através da criação de um sistema integrado de informação que permita a partilha de recursos.
Criaremos uma ludoteca em cada freguesia.
Asseguraremos o cumprimento da Carta Educativa e dinamizaremos o Conselho Municipal de Educação.
 
 
--
 
A dupla de candidatos municipais com mais experiência associativa e autárquica e maior conhecimento do concelho de Valongo: José Deolindo Caetano, na Câmara Municipal, e Adriano Ribeiro, na Assembleia Municipal.