Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Entrevista de Guilhermino Almeida, Candidato CDU à Junta de Sobrado, ao jornal da ASC Sobrado

05.10.09

 

 

Como caracteriza Sobrado?

 

 

Sobrado é uma freguesia com características rurais, mas que tem alguma indústria que precisa de ser dinamizada. As suas características rurais devem ser preservadas, como é óbvio, no entanto, e ao mesmo tempo, há que criar condições para fixar a população – e isso passa largamente pela criação de emprego.
É nestes dois aspectos que tem de haver investimento: por um lado, na preservação das riquezas naturais da freguesa, como o Rio Ferreira, que atravessa toda a freguesia; por outro lado, na promoção da qualidade de vida dos Sobradenses: criação de emprego, rede de transportes e de estradas, ligação às restantes freguesias do concelho, apoio à construção de habitação por parte dos jovens.
De resto, Sobrado é uma freguesia de gente boa e acolhedora. Todos somos vizinhos, todos somos solidários nos bons e maus momentos. É esse espírito que também tem de ser aproveitado e valorizado.
 
Que avaliação faz do desempenho do actual presidente da Junta?
 
Pessoalmente, não tenho reservas quanto à sua pessoa. É um homem sociável e acessível, sei que gosta da sua terra e que a tenta defender. No entanto, parece-me que Sobrado precisa de alguém que seja politicamente mais activo e se demarque da política do Dr. Fernando Melo. A sua filiação partidária faz com que, muitas vezes, não haja qualquer reacção ao esquecimento a que a Câmara tem votado Sobrado.
 
Caso seja eleito, qual será a primeira medida a tomar enquanto Presidente da Junta?
 
Abrir a Junta à população. Tornar esta casa uma casa realmente aberta ao povo de Sobrado. Quero ser Presidente, mas, ao mesmo tempo, um amigo e conselheiro. Quero fazer da Junta uma casa acolhedora e que todos os Sobradenses sintam que este é um espaço que lhes pertence.
 
O que acha que o distingue dos restantes candidatos? Que traço de personalidade o torna uma melhor escolha?
 
 
A CDU faz sempre uma campanha pela positiva, por isso não me compete a mim demonstrar os defeitos dos outros, deixo essa avaliação para o povo de Sobrado. No entanto, a freguesia sabe que sou um homem de palavra e de trabalho. Sabe também que, como “rapaz” da terra, conheço de lés a lés a freguesia e os seus problemas e que esses problemas, comigo, não são esquecidos, mas resolvidos.
 
Como classifica a equipa que o acompanha neste projecto?
 
 
Temos uma candidatura composta por Sobradenses que conhecem a freguesia, gente trabalhadora, honesta e competente pronta a lutar por Sobrado. É uma lista de gente com partido, de gente independente, mas com um objectivo comum, que é tornar Sobrado uma terra onde seja bom viver.
 
Que medidas tem, em concreto, para o associativismo sobradense?
 
Sobrado tem um património cultural e associativo único no concelho, mas que não tem sido devidamente apoiado. A proposta da CDU é reforçar o apoio às associações culturais e desportivas de Sobrado.
Sabemos também que a cultura e festividades da freguesia são únicas e, por isso, queremos projectá-las para além das fronteiras de Sobrado e até do concelho de Valongo. As Bugiadas podem ser uma referência em termos de cultura popular no Distrito do Porto. Comigo, os Bugios serão do povo e para o povo. Envolverei todos os Sobradenses na organização da festa e procurarei abrir a freguesia àqueles que nos quiserem visitar. E, claro, lutarei para manter estas festividades longe de aproveitamentos políticos.
 
Gostaríamos de saber a sua opinião relativamente a três assuntos:
 
Estado de degradação da Casa do Povo de Sobrado;
Trataremos saber quem é ou quem são os verdadeiros proprietários. Caso haja possibilidade de este edifício reverter para o património da Junta, vamos tratar da sua requalificação, recorrendo a apoios municipais e do Governo. Iremos depois pôr este edifício ao serviço das associações de Sobrado, que, embora já o utilizem, fazem-no numa situação muito precária.
 
 
Campo de jogos do C.D. Sobrado;
Sobrado merece ter um campo de jogos que cumpra todas as normas para a prática desportiva. Ao que sabemos, o actual campo de jogos não é propriedade do C.D. Sobrado. Caso vença a Junta, lutarei para que todas as partes, proprietários e Clube, se entendam e criem condições para a requalificação do parque de jogos. Quanto à Câmara Municipal, vou exigir que não se esqueça deste problema e que contribua para a sua resolução.
 
Preço de uma viagem entre Sobrado e Valongo (1,65€).
Sobrado é a única freguesia do concelho que não tem transportes públicos e, por isso, é a freguesia que mais paga em transportes. A CDU lutará para que a freguesia de Sobrado seja finalmente servida por transportes públicos que a liguem às outras freguesias e à sede do concelho. Só com uma boa rede de transportes públicos é possível quebrar o isolamento de Sobrado e baixar os preços das viagens.
 
 
Algumas curiosidades:
Nome Completo: Guilhermino Almeida
Idade: 52 anos
Profissão: Carpinteiro
Clube de Futebol: Não posso esconder, SL Benfica de alma e coração!
Livro preferido: Até Amanhã Camaradas, de Álvaro Cunhal
Filme preferido: Gosto de cinema, mas não destaco nenhum em particular
Música preferida: Os grandes temas de Zeca Afonso e Luís Represas