Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Programas Eleitorais e Listas CDU: Junta de Freguesia de Ermesinde

04.10.09

Hoje apresentamos um resumo do programa da CDU à Junta de Freguesia de Ermesinde, bem como a lista de candidatos desta força política para as eleições autárquicas de 11 de Outubro.

 

 

E se, em Ermesinde, ganhassem os que mais trabalham?
 
Nos últimos quatro anos, a CDU foi, na Junta de Ermesinde, uma força política responsável e construtiva. Com a combatividade que sempre nos caracteriza, propusemos um rumo para a Cidade, avançámos com dezenas e dezenas de propostas, abrimos um Gabinete de Atendimento aos Ermesindenses, fizemos chegar à Junta as suas reivindicações, levámos as suas expectativas à Câmara Municipal e à Assembleia da República, propusemos soluções para os seus problemas, dos mais prementes às pequenas questões do quotidiano. Ao mesmo tempo, pusemos a nu a incapacidade e, em certos casos, a falta de vontade de PSD e PS para contribuírem para outra coisa que não o interesse próprio de manutenção ou promoção do acesso ao poder.
 
Não nos resignamos à fatalidade segundo a qual não há alternativa de poder para além das candidaturas do PSD e do PS (com ou sem símbolo partidário). Aos Ermesindenses lançamos o desafio: por que não apostar, finalmente, nos que mais trabalham? Temos uma equipa dinâmica, competente e trabalhadora e um projecto autárquico inovador. Só fica a faltar o seu contributo, mas isso é algo que poderá resolver já no dia 11 de Outubro, ao votar na CDU.
 
Uma Junta democrática, moderna e eficiente
- Abriremos a Junta de Freguesia aos Ermesindenses, envolvendo-os nos processos de tomada de decisão. A criação de um gabinete de atendimento à população será uma prioridade.
- Daremos início ao processo de elaboração de orçamentos participativos na Junta, materializando uma proposta cuja discussão foi por nós lançada no último mandato.
- Continuaremos a investir na modernização dos serviços da Junta e na sua informatização.
- Daremos particular atenção à participação da Junta na elaboração de candidaturas a fundos de âmbito nacional e comunitário, de forma a garantir recursos para novos projectos de investimento.
 
Uma Cidade socialmente coesa
Dinamizaremos decididamente o Gabinete de Acção Social da Junta.
Exigiremos a elaboração de um projecto de requalificação de toda a habitação social da freguesia, com componente de intervenção no edificado e espaços comuns e componentes de intervenção junto das famílias.
- Promoveremos um plano de actividades permanente e diversificado destinado aos idosos, rompendo com a desgastada lógica assente no passeio anual que a ninguém entusiasma.
 
Uma Cidade com qualidade urbana, acessível e economicamente dinâmica
Proporemos junto da Câmara a criação de uma linha de apoio ao comércio local, interligando-a com o objectivo mais vasto de dinamização do centro de Ermesinde, designadamente através de actividades lúdicas.
Avançaremos com a proposta de criação de um espaço para apoio à procura de emprego e incubadora de projectos empresariais, designadamente de base juvenil.
- Seremos vigilantes quanto ao cumprimento do PDM e estaremos contra os projectos que queiram substituir, como no Parque Urbano, potenciais áreas de usufruto público por edificações.
 
Uma Cidade com qualidade ambiental
- Actuaremos no sentido da despoluição do Rio Leça, com identificação das fontes poluidoras, recuperação das margens e criação de percursos pedestres e ciclovias junto a elas.
- Lançaremos uma campanha sistemática de sensibilização ambiental, que inclua, entre outras iniciativas, e em articulação com as escolas, a edição de uma Folha de Educação Ambiental de periodicidade mensal.
- Procuraremos contribuir para a criação de uma rede local de parques de proximidade, aproveitando espaços junto de novos empreendimentos urbanísticos e recuperando outros, e construiremos mais jardins.
 
Uma Cidade com equipamentos e serviços públicos bem estruturados e eficientes
- Proporemos a construção de um terceiro cemitério, rejeitando qualquer ideia de privatização, e estudaremos a possibilidade de construção de um crematório no cemitério n.º 2.
- Promoveremos obras de melhoria das condições do Mercado (arranjo do chão e colocação de novas bancas), sem deixar de exigir da Câmara que cumpra a promessa de construção de um novo equipamento.
Criaremos um Parque Geriátrico no espaço da antiga Feira, de forma a proporcionar aos Ermesindenses mais velhos um espaço de lazer, com actividades culturais e desportivas regulares.
Bater-nos-emos pela construção de uma nova esquadra e pelo reforço do número de efectivos da PSP em Ermesinde, incluindo dos efectivos afectos ao programa Escola Segura.
 
Uma Cidade que aposta no apoio aos mais novos e na qualificação dos que nela vivem
- Criaremos uma creche e berçário e um jardim-de-infância da Junta.
- Continuaremos a promover a colónia balnear infantil e desenvolveremos programas de actividades para as crianças nos períodos de férias.
- Apetrecharemos a Biblioteca da Junta e proporemos um plano de actividades próprio para este serviço.
 
Uma Cidade que valoriza o tecido associativo e promove a cultura e o desporto
- Reforçaremos o apoio às associações locais, no respeito pelos princípios de rigor na atribuição de subsídios contidos no regulamento que, por nossa iniciativa, foi criado no último mandato.
- Envolveremos as associações na definição das prioridades desportivas e culturais da freguesia, designadamente através da dinamização do Conselho Consultivo da Cidade, criado no último mandato também por iniciativa da CDU, e da realização de um encontro anual de clubes e colectividades Ermesindenses.
- Organizaremos um plano cultural para a freguesia, articulando iniciativas promovidas pela Junta com iniciativas promovidas pelas associações e com as tradicionais festas da Cidade, a cuja organização daremos grande atenção. Assim, romperemos com a lógica das iniciativas avulsas que tem prevalecido.
- Exigiremos a conclusão, readaptação e colocação ao serviço da população do Complexo Desportivo dos Montes da Costa e estudaremos a possibilidade de exigência da construção de novos equipamentos desportivos, designadamente de um novo pavilhão gimnodesportivo.
 

 

--

 

Não deveriam ganhar os que mais trabalham?...

 

O nosso Executivo:

 

Sónia Sousa, Candidata à Presidência da Junta de Freguesia de Ermesinde

 

 

João Queirós, 2º Candidato à Junta de Freguesia de Ermesinde

 

 

Avelino Almeida, 3º Candidato à Junta de Freguesia de Ermesinde

 

 

Uma lista de confiança: Ermesindenses qualificados, sérios, competentes e trabalhadores capazes de representar na Assembleia de Freguesia os interesses da população.

 

 

Candidatos:

 

Carlos Coutinho
Ana Alexandra Ferraz
Ana Virgínia Pereira
Armandino Merêncio
Vítor Meneses
Mª Joaquina Machado
Tiago Carvalho
Joana Machado
João Aguiar
Domingos Santos
Mª Alice Pinto
Marisa Cunha
Paulo Milheiro
Ângela Ferraz
Filipe Correia
Almerinda Dourado
Orlando Sá
Mª Graça Vilar
Álvaro Pereira
Mª Dulce Caetano