Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Balanço da visita do deputado Jorge Machado ao concelho de Valongo

30.08.09

Jorge Machado, deputado do PCP na Assembleia da República, esteve no concelho de Valongo, no passado dia 27 de Agosto, para se inteirar de alguns aspectos da realidade local, numa visita em que contou com a companhia dos candidatos da CDU aos órgãos autárquicos concelhios.

 

A visita subordinou-se a duas grandes temáticas, que têm sido centrais na intervenção do PCP na Assembleia da República e que são também centrais no programa que a CDU apresentará a sufrágio no concelho de Valongo nas próximas eleições autárquicas: a temática da intervenção social e a temática do ambiente e desenvolvimento.

 

Da parte da manhã, foi visitada a Serra de Santa Justa, em particular o Centro de Interpretação Ambiental. Nesta visita, Jorge Machado pôde conhecer com mais detalhe toda a riqueza ambiental do concelho, verdadeiro "pulmão" da Área Metropolitana do Porto, e tomar contacto com a opinião dos técnicos municipais sobre o tema, os quais lamentam a demora na aprovação do estatuto de zona protegida para esta área natural. O PCP apresentou por várias vezes propostas neste sentido na Assembleia da República, mais ainda sem a devida sequência, em virtude da falta de vontade política das forças que têm estado no Governo: PS, PSD e CDS-PP. A CDU, porém, tudo continuará a fazer para forçar este Governo ou que vier a ser eleito a aprovar este estatuto, facto que está agora dependente de uma decisão e posterior regulamentação por parte do Conselho de Ministros.

 

Antes da visita à Serra, a comitiva da CDU havia estado numa IPSS na freguesia de Valongo. A visita a instituições relevantes no domínio da intervenção social prosseguiu da parte da tarde, em Ermesinde. Das visitas realizadas, puderam ser recolhidas algumas opiniões transversais: o concelho tem vindo a emprobrecer nos últimos anos e há casos crescentes de necessidades de apoio social, sem que o Estado tenha reforçado a sua capacidade de resposta. As instituições substituem o Estado nestas funções, mas é frequente os protocolos entre este e aquelas não serem respeitados nem actualizados. Da parte da autarquia, mantém-se a falta de sensibilide para a dimensão e complexidade dos problemas sociais: várias instituições não recebem quaisquer apoios e há uma grande selectividade na atribuição dos apoios existentes, sem que sejam claros os critérios de selecção utilizados.

 

A visita de Jorge Machado terminou com uma acção de contacto com a população no centro de Ermesinde. Uma nota menos positiva vai para o facto de a iniciativa da CDU não ter sido coberta pela comunicação social local, nem sequer pelo jornal ("A Voz de Ermesinde") associado a uma das instituições sociais que a CDU teve oportunidade de visitar. Trata-se de uma ausência que não se tem verificado quando as iniciativas são protagonizadas por candidatos de outras forças politicas.

 

Valongo, 30 de Agosto de 2009

A CDU/Valongo