Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Festa do Avante! - Uma festa para todos

19.08.09

 

É já nos próximos dias 4, 5 e 6 de Setembro que a Quinta da Atalaia abre portas à 33ª edição da Festa do Avante!, justamente considerada a maior iniciativa político-cultural que se realiza no nosso país.

A Festa do Avante! inclui no seu programa um amplo conjunto de iniciativas, em áreas tão diversas como a música, o desporto, as artes plásticas, o teatro, os debates e exposições, a ciência, o artesanato e a gastronomia regional e a intervenção política do PCP, elementos que todos os anos constituem renovados motivos de interesse para os seus habituais visitantes, mas também para todos os que pela primeira vez a visitam.
A Festa do Avante!, desde sempre ligada ao órgão central do PCP – O Avante/ –, que lhe dá o nome, é fruto da criatividade e imaginação, da vontade e trabalho de muitos milhares de militantes comunistas e é inseparável da capacidade de realização do PCP, constituindo todos os anos uma verdadeira homenagem ao trabalho, à militância e à luta por uma sociedade mais justa.
A Festa do Avante! é uma festa para todos, aberta aos que respeitam o papel e intervenção do PCP na sociedade portuguesa e onde os valores da amizade, fraternidade e solidariedade são talvez a marca mais impressiva do ambiente que ali se vive durante tês dias.
A Festa do Avante!, apesar das exigentes batalhas políticas e eleitorais em que o PCP está envolvido, é contudo inseparável do momento político, económico e social em que vivemos, do quadro geral de agravamento das injustiças sociais e do aprofundamento da política de direita do Governo PS. Por isso mesmo, a Festa do Avante! deste ano vai constituir sem dúvida uma impressiva afirmação do PCP e da CDU, do seu projecto e valores, das suas propostas e soluções, seja nas autarquias locais, seja no plano nacional, e, necessariamente, uma afirmação da confiança do PCP como grande força nacional, capaz de impor um novo rumo e uma nova política ao serviço dos trabalhadores, do povo e do País.
A afirmação da CDU como grande espaço de unidade e convergência de todos os que aspiram a uma ruptura com mais de 33 anos de política de direita e a necessidade do seu reforço nas próximas eleições legislativas, como condição indispensável à construção de uma vida melhor, a valorização do trabalho da CDU nas autarquias locais ao serviço das populações, vão ser pois objecto de uma das principais exposições no Pavilhão Central.

Um vasto programa

Dois outros temas vão estar também em destaque no Pavilhão Central. Os 35 anos da Revolução, com a exposição «Abril de novo para um Portugal com futuro», e o papel do PCP na sociedade portuguesa meses depois do seu XVIII Congresso, com uma outra exposição a que se deu o nome de «Avante por um Partido mais forte», onde se destaca a actualidade do projecto e ideal comunista. Há ainda um espaço dedicado ao centenário do nascimento de Soeiro Pereira Gomes e, no Auditório de Projecção, um outro dedicado à mostra do documentário de autor. Local onde os visitantes da Festa podem ver também um conjunto de curtas-metragens de homenagem a Michel Giacometti, os documentários «Fernando Lopes Graça», «Movimentos Perpétuos» dedicado à obra de Carlos Paredes, «Bartolomeu Cid Santos – Por Terras Devastadas» e «Ary dos Santos, Poeta da revolução», entre muitos outros.
A actual crise do capitalismo, a luta contra a exploração e as políticas que lhe estão na origem, a afirmação da paz, da cooperação e do Socialismo como futuro da humanidade são este ano o mote do Espaço Internacional, onde se pode visitar dezenas de espaços de vários partidos comunistas e progressistas que todos os anos O PCP tem a honra de receber na Festa.
A Festa do Avante! vai ser também palco de dezenas de debates em torno de temas de grande actualidade nacional e internacional, merecendo destaque pela sua importância e significado o acto de abertura e o grande comício da Festa, onde intervém o Secretário-geral do PCP.
No programa de espectáculos, destaca-se pelo seu valor cultural, associado às expectativas criadas no ano passado, a realização da Grande Gala de Ópera, na noite de sexta-feira, na abertura do Palco 25 Abril.
Dos vários stands das organizações – com exposições políticas, debates, artesanato e gastronomia – à vasta programação do Avanteatro, à realização da XIV Bienal de Artes Plásticas, ao pavilhão da Ciência, ao espaço da Juventude, ao próprio programa desportivo, tudo se pode ver na Festa Avante!.
Entretanto, antes da Festa, muito trabalho há ainda por realizar, seja na promoção e divulgação da Festa, na Venda das EP's, na definição dos conteúdos da participação de cada organização, seja na mobilização para garantir o seu funcionamento.
Mas para já, pelo programa que se apresenta, pelo envolvimento e empenhamento de milhares de homens, mulheres e jovens na sua construção, pelas raízes que criou na juventude, nos trabalhadores e no povo português, pode-se desde já garantir que nos próximos dias 4, 5 e 6 de Setembro a Festa do Avante! vai constituir de novo momento político e cultural ímpar no nosso País.

 

 

Valongo na festa com...


  • Artesanato em Lousa
  • Gastronomia:
    • Sopa à Mineiro
    • Sandes de Presunto e Salpicão
    • Panados com arroz de feijão
    • Vinho verde
    • Viagra Líquido - Ergue a tua bandeira!

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    ComunaAlfenense 26.08.2009

    Senhor César.... nao me faças envergonhar de ser alfenesne...... e mais nao digo!
  • Sem imagem de perfil

    Cesar Lopes 27.08.2009

    Ficar-se por meias palavras não vale. É batota. diga de sua justiça e não tenha medo de dizer as coisas.

    Ou é daqueles que sempre se resignou ou facto de Alfena ser uma desconhecida para a maioria do concelho de Valongo e daí serem desviados milhões de euros para Ermesinde?

    Ou então daqueles que sempre concordou com a inclusão de Alfena num possivel concelho de ermesinde?

    É dos tais que achava que o Hospital Privado deveria ir para ermesinde?

    Atacava o Padre Nuno Cardoso pela obra de solidariedade?

    Concordava com a partilha de Centro de Saúde obrigando os alfenenses a deslocarem-se para a Bela?

    Teria imenso gosto de saber as suas respostas a todas estas perguntas.

    Seja honesto e não me venha com as criticas do costume.
  • Sem imagem de perfil

    ComunaAlfenense 27.08.2009

    Caro Senhor César.
    Antes de responder seja ao que for, deixe-me pedir-lhe encarecidamente para não voltar a pedir-me para ser honesto, pois não me conhece minimamente a ponto de fazer qualquer tipo de juízo a meu respeito sobre esse tema.
    Medo de dizer as coisas? Não me faça rir, amigo, no meu caso o medo ficou com a placenta quando eu nasci!
    Mas se está tão ávido de respostas, pois tentarei elucidá-lo da melhor forma que me for possível, e ponto por ponto, pois assim facilitará a sua absorção das mesmas.

    -Não se trata de desvio de milhões de Alfena para Ermesinde, mas sim de desvio de milhões do Concelho de Valongo para outros concelhos do país. Isso existe porque nos últimos anos não temos tido um presidente de câmara à altura desses desafios. É essa e muitas outras situações que nos faz concorrer à Câmara de Valongo sob o lema Trabalho, Honestidade e Competência.

    -Como é do conhecimento geral, Alfena está e sempre esteve muito mais ligada a Ermesinde do que à sede de Concelho, quanto mais não seja pela proximidade geográfica e por haver em Ermesinde a maior parte dos serviços públicos que evitam a deslocação das populações a Valongo.


    -Em relação à obra de solidariedade desse mítico , todo-poderoso, intocável , regedor e mandante das gentes de Alfena que um dia deu pelo nome de Nuno António Maria Cardoso, só lhe tenho a dizer que tive a (in)felicidade de trabalhar no Centro Social e Paroquial de Alfena por mais de dois anos. Assim sendo, posso com todo o rigor fazer um juízo de valores do que se passava nos meandros dessa ''empresa''. Tal como o tipo que um dia caiu da cadeira em Santa Comba Dão, também o senhor Nuno Cardoso era apologista do lema ''Pão e circo na rua, eles levam-te até á Lua''. Povinho cego que já houve em Alfena....

    -No que diz respeito ao Centro de Saúde na Bela, faço minhas as palavras do senhor José Ferreira e digo-lhe para ir à pagina principal deste blog e no canto superior esquerdo clicar em ''Setembro 2008''. Está lá a posição oficial da CDU, e consequentemente, a minha também.

    São muitos temas para discutir de uma só vez.... posso debatê-los todos consigo se assim o quiser, mas um de cada vez, pois há muitas mais actividades a preencherem os meus dias, não apenas escrever em blogues.

    Esta noite vou com a camarada Claudia Santos distribuir propaganda, tentaremos ir a sua rua. Se isso acontecer, por favor tenha a nossa espera um copinho de qualquer coisa boa para nos dar alento até ao fim da noite.

    Muito Obrigado pelo seu tempo ao ler este comentário. Bem haja.
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.